Questão 1
É encaminhado para seu centro veterinário um animal, irascível, recentemente atropelado, com suspeita de fratura de fêmur direito, para realização de exame radiográfico simples do membro em questão. Na tentativa de contenção mecânica e posicionamento adequado para projeção radiográfica, o animal se mostrou inquieto, se debatendo muito e inviabilizando o exame. Nesta situação, você opta por realizar uma tranquilização deste animal, utilizando uma fenotiazina, mas para conferir maior capacidade de tranquilização, você opta por realizar uma associação farmacológica. Considere a seguinte análise sobre estes fármacos em procedimentos de tranquilização: “Ao se administrarem fenotiazinas em pequenos animais, o que se observa com frequência é dismetria, deambulação, adinamia, fazendo com que o paciente se apresente com apatia, praticamente sonolento e indiferente ao ambiente que o rodeia, chegando até a prostração e decúbito esternal e, posteriormente, lateral.”
Assinale a seguir qual alternativa representa uma associação possível para o caso.
Escolha uma:
a.
Isoflurano.
b.
Outra fenotiazina.
c.
Propofol.
d.
Midazolam em mesma seringa.
e.
Diazepam em mesma seringa.
Questão 2
Ao estagiar com o veterinário especializado em silvestres, que trabalha no parque ecológico de sua cidade, você notou que ele costuma utilizar para contenção química a etorfina. Sabe-se que:
“Etorfina (Aí-99). Sob a forma de lactato, sua fórmula molecular é C19H27NO, seu peso molecular de 429,15 e ponto de fusão aos 195°C. Solúvel em água, álcool, éter, clorofórmio e tetracloreto de carbono, bem como em soluções alcalinas de pH acima de 10. É 1.000 vezes mais potente do que a morfina, sendo de grande aplicação na captura de animais silvestres.”
Diversos fármacos como a etorfina são empregados para contenção química de animais silvestres, sendo que, dentre as características destes, consideramos certo dizer que apresentam:
Escolha uma:
a.
Incapacidade de antagonização.
b.
Necessidade de pequenos volumes.
c.
Perda de consciência lenta.
d.
Período de latência lento.
e.
Baixa margem de segurança.
Questão 3
“As sondas endotraqueais (ET) são necessárias para a maior parte dos pacientes sob efeitos de anestésicos inalatórios em oxigênio. Uma sonda ET adequadamente posicionada, com o manguito corretamente inflado, estabelece uma via aérea desobstruída, permite a ventilação espontânea e controlada de forma eficaz, protege o sistema respiratório da entrada de material estranho e auxilia na prevenção da contaminação do ambiente de trabalho com gases anestésicos dissipados. As sondas ET devem estar limpas, secas e esterilizadas quando forem colocadas no sistema respiratório do paciente."
Fonte: CARROLL, Gwendolyn L. Anestesia e analgesia de pequenos animais. Barueri: Manole, 2012, p.1.
Você, médico veterinário, irá anestesiar um paciente canino, macho, 7 anos, que receberá a sonda ET.
Assinale a alternativa que descreve corretamente qual procedimento deve ser utilizado para colocação de uma sonda ET.
Escolha uma:
a.
Deve-se realizar indução com máscara e agentes anestésicos voláteis, abrir a boca do animal após este demonstrar perda de resistência e com a lâmina do laringoscópio abaixar a epiglote, intubando o animal com a ET.
b.
Deve-se inserir a sonda em região glótica para administração de agentes anestésicos voláteis, com o intuito de realizar a indução anestésica.
c.
Com contenção mecânica, após ação da medicação pré-anestésica, realizar inserção da ET na glote.
d.
Aplicar medicação pré-anestésica, aguardar efeito, induzir a anestesia e, após atingir inconsciência e relaxamento adequado, afastar a língua com o laringoscópio sem encostar na epiglote e inserir a ET no óstio laríngeo.
e.
Após administração de medicação pré-anestésica, aguardado o efeito da mesma, deve-se proceder abertura da boca e, com auxílio de laringoscópio, inserir a sonda na região glótica.
Questão 4
Você terá que anestesiar um paciente felino, fêmea, 4 anos, e devido seus conhecimentos, opta por utilizar AIVT. Anestesia intravenosa total (AIVT) trata-se de uma técnica onde a indução e a manutenção anestésica são mantidas por fármacos intravenosos, não havendo administração de agentes voláteis inalatórios. A técnica consegue conferir com segurança hipnose, analgesia e relaxamento muscular.
Em felinos, uma das principais indicações para utilizar a (AIVT) em detrimento da anestesia inalatória é:
Escolha uma:
a.
A necessidade de apenas propofol para garantir anestesia completa e confiável.
b.
As características morfológicas do trato respiratório superior de felinos, que conferem à anestesia inalatória riscos como espasmos laríngeos.
c.
As alterações observadas em felinos causadas pela metabolização do isoflurano.
d.
O custo da anestesia inalatória, sendo muito mais econômica uma anestesia intravenosa total do que a alternativa inalatória.
e.
A facilidade de indução da AIVT frente à da anestesia inalatória.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
3-D
4-B
5-
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
2- B
3- D
4- B
5- Opção A está incorreta.