“A diferenciação celular constitui um processo biológico complexo e vital, uma vez que regula a expressão de um grande número de genes ligados a funções tecido-específicas e controla a proliferação celular. O processo de diferenciação compreende diversas etapas programadas geneticamente.”
NAVES, M. M. V.; MORENO, F. S. Diferenciação Celular: Importância na Hepatocarcionogênese e papel modulador do β-caroteno. Revista Brasileira de Cancerologia, 2000, 46(4): 389-99.
Neste contexto, a diferenciação celular em um mesmo organismo ocorre devido
Escolha uma:
a.
a uma série de mutações ocorridas em locais específicos.
b.
a expressão de porções distintas do genoma das células, uma vez que o organismo possui células com o mesmo código genético.
c.
a sua composição genética, por serem compostos por células com um número distintos de cromossomos.
d.
a expressão gênica, possível pela ativação ou inibição de genes, já que o material genético das células é distinto.
e.
ao fato de as células possuírem DNA mitocondrial diferentes.
Respostas
Resposta:
B
Explicação:
A) mutações não são legais para o organismo, existem diversos mecanismos que procuram evitar q mutações sejam propagadas. Nada a ver com a diferenciacao celular.
B) é a correta, as células possuem o mesmo material genético, ou seja, as mesmas informações. Porém, uma célula especializada irá acionar os genes de interesse dela. Por exemplo, pra que uma célula do sistema nervoso iria acionar genes que estão ligados à produção de melanina? Esse seria um gene acionado por uma célula epitelial.
C) Todas as células tem o mesmo número de cromossomos, exceto os gametas que possuem metade dos cromossos.
D) O material genético das células não é distinto, é o mesmo, dependendo da célula que diferentes genes serão acionados de acordo a função específica da célula.
E) Todas as células possuem o mesmo DNA mitocondrial herdado por parte da mãe.
Resposta:
Olá!
• Resposta letra b) ⚘
• Porque essa resposta? ⸙
• As células, apesar de terem o mesmo código genético, têm a capacidade de desligar ou ligar determinados grupos de genes, especializando-se em funções distintas. Isso ocorre com as chamadas células-tronco, que são indiferenciadas ✦