Respostas
4) Durante a mudança de estado físico, onde uma substância está em dois estados físicos ao mesmo tempo, a temperatura permanece constante e esse é um exemplo de calor latente. Pode-se perceber isso no ponto exato de fusão/solidificação e vaporização/condensação. ( Ou seja, quando é igual a 0º e quando é igual a 100º )
Já o calor sensível é quando a substância está recebendo calor e não está mudando de estado, um exemplo disso são as temperaturas intermediárias que não são nem ponto de fusão, nem ponto de ebulição, mas sim os pontos em que a temperatura está variando. ( Ou seja, quando a temperatura é menor e maior que o 0º , ou menor e maior que o 100º, mas nunca igual ).
5) O micro-ondas gera ondas eletromagnéticas que ricocheteiam as paredes do micro-ondas e atingem o alimento várias vezes, isso causa uma vibração nas moléculas de água do alimento. Essa vibração com as moléculas de água gera energia cinética, e a energia cinética gera atrito, esse atrito por sua vez gera calor. Portanto, o calor é gerado de dentro do alimento para fora, aumentando a temperatura do alimento.