• Matéria: Geografia
  • Autor: paauliinhoogames
  • Perguntado 3 anos atrás

Desigualdade e justiça social.
O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Essa afirmativa não é um exagero.Em 2019 , o Brasil ocupava a sétima posição entre os 184 analisados no ranking que indica desigualdade e acumulação de renda do relatório do programa das Nações Unidas para o desenvolvimento ( Pnud ).
Faça uma pesquisa sobre Desigualdades e Justiça Social no Brasil. Depois , dê a sua opinião sobre o questionamento abaixo:
Existe justiça social no Brasil e no mundo?
Justifique a sua resposta ( mínimo de 15 linhas) !​


Anônimo: oiiiiiiiiiiiiiiiiii fofis (´∩。• ᵕ •。∩`)
Anônimo: se inscreve no meu canal por gentileza chama APENAS YOUTUBER esse nome tudinho
Anônimo: se não acha pelo nome pesquisa Eu pensando nas coisas da vida
Anônimo: gente é muito bom lksksksks é engraçado
paauliinhoogames: oi ;-;
Anônimo: me ajuda a conquista meus sonhos
paauliinhoogames: oi ;-;
Anônimo: oiiiiiii
Anônimo: vc pode me ajuda? meu canal é d comédia
Anônimo: é muito bão kk

Respostas

respondido por: sami3030
0

Resposta:

a ideia de justiça social, na prática, essas questões ainda não estão consolidadas. Alcançar a justiça social não é tarefa fácil, ainda mais porque existe certo desconhecimento em torno do tema. Muitos ainda não sabem o que é e qual a importância desse conceito. É importante responder essas questões, mesmo que de maneira simples, pois trata-se de um princípio importante para coexistência pacífica entre os indivíduos e a sociedade.

A centralidade da justiça social está ligada à ideia de viver bem no Estado. Nesse caso, a busca de elementos que estabeleçam formas de compensação para as pessoas em desvantagem social, econômica e política tem sido fundamental. Estado e organizações da sociedade civil vêm desenvolvendo políticas públicas que possam fornecer políticas de compensação, capazes de melhorar a vida de pessoas socialmente vulneráveis.

Podemos apontar como exemplos de política pública que objetivam a diminuição das desigualdades os investimentos em educação, saúde, justiça social, etc. Estas iniciativas buscam melhorar as condições dos que vivem em situações precárias ou de vulnerabilidade.

Mas hoje não podemos dizer que há justiça social no Brasil e no mundo, pois há poucos com muito e muitos com pouco, ou seja não há divisão de rendas, não há divisão de riquezas, e com isso é injusto a condição de vida de várias famílias em relação a moradia, saúde lazer, alimentação, conhecimento, estudo etc.

Explicação:

Referências: Amélia Cohn: “Consequências sociais da globalização na América Latina: apontamentos” (2005) – ONU BRASIL: Dia Mundial da Justiça Social – John Rawls: “Uma teoria da justiça” (2000) – Vinicius Correia Santos: “Da era fordista ao desemprego estrutural da força de trabalho: mudanças na organização da produção e do trabalho e seus reflexos” (2009)

Perguntas similares