Com a produção de açúcar, a colônia finalmente justifica o seu papel dentro do que se convencionou chamar de antigo sistema colonial. Analise estas afirmativas acerca da produção açucareira: I. A produção de açúcar exigia poucos investimentos e foi este o fator predominante para que Portugal não buscasse capitais em outras praças, passando a controlar sozinho toda a cadeia produtiva, bem como a comercialização do produto em todos os continentes. II. A produção açucareira encaixava-se perfeitamente na política mercantilista implantada durante o período colonial, na medida em que transferia riqueza da colônia para as metrópoles européias. III. O açúcar não foi um produto exclusivo de Pernambuco, outras regiões também o produziram como é o caso do Rio de Janeiro e da Bahia. Esta última, chegou a superar a produção açucareira de Pernambuco no final do século XVII. Assinale a alternativa correta.
A) Apenas as proposições II e III estão corretas.
B) Apenas as proposições I e III estão corretas.
C) Apenas as proposições I e II estão corretas.
D) Apenas a proposição I está correta.
E) Todas as proposições estão corretas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Correta: alternativa A) Apenas as proposições II e III estão corretas.
Explicação:
No sistema mercantilista, as colônias – como o Brasil – eram encaradas como extensões de suas metrópoles – os países europeus, como Portugal, de modo que estas pretendiam exercer controle efetivo e total sobre o que aquelas produziam. A Bahia chegou
As primeiras mudas de cana-de-açúcar teriam vindo com Martim Afonso de Souza e foram plantadas em seu engenho em São Vicente. Contudo, as regiões que mais concentraram a produção de açúcar estavam no Nordeste brasileiro, sobretudo Bahia e Pernambuco.
pedrooliveira381:
Oii
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás