• Matéria: Filosofia
  • Autor: juudsmachado
  • Perguntado 3 anos atrás

Atividade devolutiva:
1. Disserte sobre as origens e a construção da doutrina cristã.
2. Em que consistiu a filosofia patrística? Qual era seu objetivo?
3. Qual a relação entre corpo e espírito, segundo Agostinho?
4. Em que contexto histórico desenvolveu-se escolástica?
5. Qual a diferença entre ser em geral e ser pleno, estabelecida por Tomás de Aquino?

Respostas

respondido por: danielasobral6835
1

1- A doutrina Cristã tem parte da sua origem ainda em elementos da religião dos povos hebreus, de modo que a sua doutrina remonta, em parte, à sistematização do Pentateuco (por volta do Século V antes de Cristo).Estes elementos “basilares”, contudo, são apenas parte destas doutrinas, que começam a se construir de forma independente somente (como é evidente) com a figura de Cristo. A partir daí passou por um longo processo de fundamentação metafísica, com a criação das bases da teologia cristã por parte dos filósofos da Patrística na Idade Antiga e na Idade Média e pela sistematização do cristianismo pela Escolástica.Estes elementos seriam depois influenciados pelas profundas mudanças políticas e sociais pelas quais passaria o Ocidente, com a Reforma questionando a Igreja Católica, o Cisma a dividindo e as críticas feitas pelos materialistas, até adquirir a forma que tem hoje.

2-A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges. ... Baseada na filosofia grega, os filósofos desse período tinham como objetivo central compreender a relação entre a fé divina e o racionalismo científico.

3- para Agostinho, o espirito era uma dadiva de deus, e ele nos deu com o intuito de cuidar do nosso corpo, ou seja, o nosso espirito deve cuidar do nosso corpo e nos guiar, o espirito nos comanda e o corpo deve obedecer.

4- A Escolástica foi um período da Filosofia Medieval em que a filosofia aristotélica e a junção entre fé e razão ganharam centralidade para explicar os elementos teológicos. ... A Filosofia Escolástica é uma tradição filosófica que surgiu na Idade Média, tendo acontecido, aproximadamente, entre os séculos IX e XIII.

5- Santo Tomás introduziu uma distinção entre o ser e a essência, dividindo a metafísica em duas partes: a do ser em geral e a do ser pleno que é Deus. É ato puro, não há o que se realizar ou se atualizar em Deus, pois ele é completo.

Espero ter ajudado !

Perguntas similares