• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lidilima2011
  • Perguntado 3 anos atrás

preciso de uma
resenha critica do filme o garoto sevagem

Respostas

respondido por: WorldCookies1105
2

Resposta:

Lançado no final de fevereiro de 1970, O garoto selvagem, dirigido e estrelado por François Truffaut, conta a história desse menino, com idade entre 11 e 12 anos, que vive na floresta em meio aos animais, lutando a cada dia por sua sobrevivência. Um grupo de caçadores o encontra e o captura, levando-o até o vilarejo mais próximo, para que possa ser devidamente tratado, cuidado e, principalmente, educado. Vale ressaltar que o garoto não falava, não mostrava sinais de compreensão da língua e reação a estímulos, somente quando desejava se libertar das mãos dos homens que o estudavam era que ele reagia instintivamente.

Jean Itard, um dos médicos ali presentes, resolve ficar com a tutela do garoto, juntamente a sua empregada, comprometendo-se a ensiná-lo tudo o que concernia ao aprendizado, desde a formação de palavras como também a associação de figuras com suas respectivas nomenclaturas. Além disso, durante todo o filme, o médico troca correspondências com seus colegas de trabalho, os pondo a par do progresso (?) do menino.

Dentro do filme, é possível notar toda uma relação “colonizador-colonizado”, vivenciada em diversos países, inclusive aqui no Brasil; Jean quer ensinar tudo o que acha que qualquer ser humano íntegro e de moral deveria saber, e isso pode ser visto como uma imposição de uma cultura sobre outra, por mais que as intenções sejam a das melhores. O garoto esperneia e se esparrama pelo chão quando uma quantidade exagerada de exercícios são passados para si, talvez um reflexo da sua própria angústia ao ir perdendo, aos poucos, sua essência. Comportamentos parecidos podem ser interligados com a chegada dos portugueses e seu contato com os índios, dizimando pouco a pouco todos os costumes e crenças desse povo e inculcando cada vez mais a cultura europeia vigente em suas cabeças, fazendo-os perder sua identidade nativa e transformando-os em meros peões utilizados em seus interesses próprios.

Quando o garoto da floresta chega ao vilarejo, é considerado como um selvagem, um completo animal, porém ele é atacado e repudiado por todas as crianças que ali moram, as quais o batem e maltratam de diversas formas, o que se leva a pensar onde se encontra a barreira que separa, dentro de cada ser humano, o lado animal e o lado homem, e a partir de que circunstâncias essa barreira é quebrada. Jean fala para seu pupilo que ele “já não é mais um selvagem, ainda que não seja um homem”; então, para aqueles que se denominam “civilizados”, qual o medidor que caracteriza a pessoa como um selvagem ou um homem? Que fator determina a integração das pessoas na sociedade ou as escorraça para a margem dela?

Outro fator interessante é que Jean nomeia o garoto como Victor, por ser o único nome pelo qual ele demonstra algum tipo de reação; quando temos algo, queremos colocar nome naquilo, tanto para lhe dar um certo sopro de vida, quanto para mostrar o pertencimento dessa coisa a você, então, é possível levantar o seguinte questionamento: será que o médico o chamou de Victor por ter desenvolvido um certo laço afetivo com o garoto, ou será que ele somente categorizou a criança como uma indicação de um de seus experimentos?

 

vc pode marcar o meu como melhor resposta pois se não a alphaka apaga as minhas respostas

@WorldCookiesMXG

Perguntas similares