Agricultor, 50 anos, estava trabalhando na lavoura sem equipamentos de proteção individual, quando começou a sentir um mal-estar e foi levado à emergência de um hospital com quadro de dor de cabeça, náuseas, vômitos, taquicardia, taquipneia, tonturas, hipertermia acentuada, sudorese e calafrios. Por ocasião da anamnese o médico suspeita de um quadro de intoxicação por um defensivo agrícola a base de 2,4-dinitrofenol (DNP), que constitui um desacoplador da cadeia respiratória, capaz de dissipar o gradiente de concentração de prótons entre a matriz mitocondrial e o espaço entre as membranas. A investigação laboratorial corrobora a suspeita do médico e revela um quadro de acidose metabólica.
Neste contexto, pede-se:
a) A descrição do processo de fosforilação oxidativa, evidenciando a etapa afetada pelo DNP e a consequência sobre a produção de ATP.
b) Relacionar a alteração da produção de ATP com a modificação da velocidade da via glicolítica e do ciclo do ácido cítrico, explicando apropriadamente.
c) Explicar a resposta fisiológica compensatória na tentativa de restabelecer o equilíbrio acidobásico do organismo.
Respostas
respondido por:
6
Na questão temos uma explicação para a resposta fisiológica para manter a homeostase acidobásica do corpo do paciente (alternativa C).
O pH do nosso corpo precisa se manter constante, principalmente o do sangue, e para controlar isso o corpo usa diversos mecanismos para a hiperventilação, soluções tampões e o DNP.
Tudo para manter o controle do pH, caso contrário as células começam a morrer e as enzimas começam a parar de funcionar.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás