• Matéria: Português
  • Autor: Brenda0Cristina
  • Perguntado 3 anos atrás

A intertextualidade acontece quando um texto faz referência explícita ou implícita a outro texto, ou seja, faz referência a elementos como personagens, situações ou acontecimentos que já existem em outras obras. Explique de que maneira é criada a intertextualidade na crônica “A diferença”? Gentee me ajudem por favor preciso dessa resposta urgentemente!!!

Respostas

respondido por: fannyrochasantos5
17

Resposta:

Basicamente, trata-se de um recurso que permite que o escritor desenvolva um conteúdo usando como referência elementos de um “texto base”. Assim, pode-se estabelecer, de maneira explícita ou implícita, uma espécie de “diálogo” entre as duas obras.

Existem vários tipos de intertextualidade presentes na literatura, em obras de arte, músicas, charges, mídias sociais etc. Por meio deles, é possível fazer menção de um acontecimento cultural, criticar ou enaltecer uma personalidade e até contribuir para o enriquecimento de um determinado tema.

Esse é um artifício bastante eficiente para melhorar sua qualidade de produção textual. No entanto, apesar de parecer algo simples, é preciso dominá-lo para garantir a criatividade. Então, para lhe ajudar com isso, neste artigo vamos falar sobre os principais tipos de intertextualidade. Confira!

Qual é a diferença entre intertextualidade explícita e implícita?

A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). No primeiro caso, temos a citação do texto usado como referência no material produzido — ou seja, são fornecidos elementos que vão ajudar a identificar a presença desse “texto base”. Esse tipo de intertextualidade pode ser usado em resenhas, anúncios publicitários, citações etc.

espero ter ajudado ❤️ bons estudos

Perguntas similares