• Matéria: História
  • Autor: caiorico080
  • Perguntado 3 anos atrás

1- Em um breve texto explique como se caracterizava a escrita e a agricultura dos povos mesopotâmicos. (máximo 6 linhas)

2- Cite as principais características dos povos sumérios, acádios, babilônicos, assírios e segundo babilônicos.

3- Como se organizava a sociedade mesopotâmica e quais suas divisões?

4- Descreva como funcionava a economia e a religião dos povos mesopotâmicos.

5- Cite dois conhecimentos utilizados nos dias atuais desenvolvidos pelos povos mesopotâmicos.

6- A Mesopotâmia, estreita faixa de terras, foi assim denominada pelos gregos por estar entre os rios:
a) Assur e Lagash;
b) Tigre e Eufrates;
c) Nilo e Eridu;
d) Jordão e Kish;
e) Tibre e Akkad ​

Respostas

respondido por: jhoyalvin76p4qb4u
0

Resposta:

1) Os sumérios criaram a primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como escrita cuneiforme. A escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios por volta de 3000 a.C. para manter um registro sobre a contabilidade do comércio, do palácio real e da produção agrícola.

A agrícola dos povos exigia a elaboração de um sofisticado sistema de irrigação e drenagem controlada pela construção de diversos diques e barragens.

2) Sumérios. A civilização suméria se destacou em várias áreas: organização política (cidades-estado), arquitetura, agricultura, comércio. ... Os sumérios eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses.

Os acádios representam um dos povos da antiguidade que habitaram a região da Mesopotâmia. Diversas civilizações se desenvolveram na região do Crescente Fértil, entre os rios Tigre e Eufrates. Assim, além dos acádios, habitaram o local os sumérios, assírios, caldeus, hititas e amonitas.

Os povos babilônios eram cientificamente inclinados, possuíam uma sociedade estratificada e eram politeístas, sendo estas as suas principais características. ... Sua religião ajudava a fundamentar a política e era baseada em muitos deuses, sendo o Rei dos babilônios considerado como um emissário dos deuses.

Os assírios caracterizaram-se, sobretudo, por serem uma nação de guerreiros, isto é, estavam enquadrados em uma sociedade militarizada, governada por uma aristocracia militar.

3) A sociedade mesopotâmica era dividida em castas, ou seja, não era permitida a mobilidade social. O soberano era o chefe político, militar e religioso e estava no topo da pirâmide social. Abaixo dele estavam os sacerdotes, aristocratas e militares. A base piramidal, ou seja, quem sustentava as demais castas, era composta de camponeses, que trabalhavam no plantio e na colheita, e de escravos, que construíam as obras públicas e os templos.

4) A economia dos povos mesopotâmicos, tendo grande semelhança com o Egito, era sustentada pela produção agrícola obtida às margens dos rios Tigre e Eufrates.

No campo da religiosidade, a Mesopotâmia poder ser vista como um “grande caldeirão” de crenças e divindades. Muitos desses deuses possuíam forma humana (masculina ou feminina) e geralmente tinham suas características vinculadas a elementos da natureza ou corpos celestes. Em diversas culturas poderíamos encontrar a presença de divindades comumente adoradas como Shamash (deus do Sol e da justiça), Anu (senhor dos céus), Sin (deusa da Lua) e Ishtar (deusa da guerra e do amor).

5) Calendário e Relógio de Sol.

6) B.Tigre e Eufrates.

Explicação:

Perguntas similares