retome as informações sobre as ditaduras no Paraguai, no Uruguai, no Chile e na Argentina. Escreva um parágrafo comparando brevemente as reformas econômicas compreendidas naqueles governos e os impactos que elas tiveram na população desses países.
Respostas
Resposta:
As Ditaduras Militares, embora tenham ocorrido em anos diferentes e de modos diferentes no Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai, seguiram um mesmo modelo econômico, o do Capitalismo de países periféricos, e se deram num mesmo contexto geopolítico, a Guerra Fria. Estas reformas econômicas buscaram "modernizar" as economias nacionais por meio de um modelo econômico que misturava alguns elementos nacionalistas nos costumes e sistemas políticos com elementos liberais, ou ao menos pautadas pelo livre mercado, na economia.
A principal consequência social disto foi o aumento da desigualdade social, algo que se observa em todas as sociedades onde houve, historicamente, o desenvolvimento capitalista, entre os trabalhadores, o proletariado, e o grupo dos donos dos meios de produção, a burguesia. Especificamente no contexto latino-americano isto foi acompanhado por um processo de forte perseguição política aos líderes sindicais e outros membros da sociedade que fossem críticos ou do sistema político ou deste modelo econômico, com a morte e o "desaparecimento" de muitas destas pessoas.