Respostas
Resposta:
A ciência teve origem na Grécia. Foram os gregos os primeiros a iniciarem as práticas científicas. O que existia antes era, sem dúvida, conhecimento de um número limitado de fatos, uma concepção sensorial do mundo, uma coordenação de ações, destinadas à procura dos elementos necessários à vida humana.
A ciência química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista irlandês Robert Boyle: The Sceptical Chymist (1661).
Explicação:
bons estudos!
Resposta:
As origens da Química
A Química está presente em atividades humanas desde a antiguidade. Os antigos egípcios já fabricavam vidro em 4000 a.c., os gregos já sabiam da existência de átomo em 500 a.c., os chineses desenvolveram a porcelana no século VI, entre outras civilizações que contribuíram para Química ao longo dos séculos.
Porém, a história da Química enquanto ciência, estudada de maneira científica e sistematizada, é mais recente. Apenas no século XVII a Química tornou-se uma ciência experimental, em que são realizados experimentos em laboratório com a finalidade de comprovar teorias e estabelecer modelos. Nessa época ainda era grande a influência da Alquimia nos cientistas.
Assim, muitos elementos químicos são conhecidos da humanidade desde os primórdios. Entretanto, a tabela periódica que conhecemos hoje foi elaborada em 1869. Muitos elementos foram acrescentados a ela desde então.
Outro aspecto importante na história da Química é o desenvolvimento de modelos atômicos. Inicialmente concebido com uma estrutura indivisível, o primeiro modelo de átomo foi proposto em 1808 pelo químico John Dalton. Algumas décadas depois foram descobertos os elétrons e percebeu-se que o átomo é uma estrutura muito mais complexa.
Os modelos atômicos mais respeitados em suas respectivas épocas foram os de Thomson, de Bohr e de Rutherford. Hoje em dia, a estrutura dos átomos é um assunto estudado no campo da Física.