Observe as palavras em destaque, neste trecho de "Cantiga de Esponsais": O dia não acabou pior; e a noite suportou-a ele bem, não assim o preto, que mal pôde dormir duas horas. A vizinhança, apenas soube do incômodo, não quis outro motivo de palestra; os que entretinham relações com o mestre foram visitá-lo. E diziam-lhe que não era nada, que eram macacoas do tempo; um acrescentava graciosamente que era manha, para fugir aos capotes que o boticário lhe dava no gamão, — outro que eram amores. Mestre Romão sorria, mas consigo mesmo dizia que era o final. [...] O princípio do canto rematava em um certo lá; este lá, que lhe caía bem no lugar, era a nota derradeiramente escrita. Mestre Romão ordenou que lhe levassem o cravo para a sala do fundo, que dava para o quintal: era-lhe preciso ar. Pela janela viu na janela dos fundos de outra casa dous casadinhos de oito dias, debruçados com os braços por cima dos ombros, e duas mãos presas. Mestre Romão sorriu com tristeza. ASSIS, Machado de. Histórias sem data. In Obra completa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1994 - Vol. II - Conto e teatro) Identifique o processo de formação das palavras derivadas em destaque no trecho transcrito. Digite sua resposta
Respostas
Resposta:
vizinhança: derivação por sufixação. A palavra base é vizinho, e o sufixo, -ança.
entretinham: verbo entreter: derivação por prefixação. O prefixo é entre-.
graciosamente: derivação por sufixação. A palavra base é graça, e o sufixo, -mente.
boticário: derivação por sufixação. A palavra base é botica, e o sufixo, -ário.
canto: derivação regressiva a partir do verbo cantar.
derradeiramente: derivação por sufixação. A palavra base é derradeira, e o sufixo, -mente.
debruçados: derivação por parassíntese. A palavra base é bruço (s), o prefixo é de-, e o sufixo, -ado(s). Existe a palavra “debruça”, mas é forma do verbo “debruçar” e não adjetivo, como “debruçados”.
tristeza: derivação por sufixação. A palavra base é triste, e o sufixo, -eza.
Explicação:
plurall
As palavras derivadas, podem ter diversos processos de formação, esses processos se dividem em: prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria. As palavras destacadas no texto sofreram os seguintes processos de formação:
Vizinhança: Derivação sufixal.
Entretinham: Derivação por prefixação.
Graciosamente: Derivação sufixal.
Boticário: Derivação sufixal.
Canto: Derivação regressiva.
Derradeiramente: derivação sufixal.
Debruçados: Derivação por parassíntese.
Tristeza: derivação sufixal.