Para que um produto vá do seu local de fabricação até o cliente final, ele pode seguir diferentes caminhos, alguns mais diretos, como a venda direta pelo e-commerce do fabricante ou a venda em varejistas. Além da presença e entrega física do produto, esses canais intermediários exercem várias funções vitais para o ciclo de vida de um produto. São chamados canais de distribuição ou canais de marketing.
Analise as definições, funções e benefícios dos canais de distribuição e assinale a alternativa com as afirmações corretas:
Um dos tipos de canal de distribuição são os canais de venda direta – a venda é realizada diretamente ao cliente, como, por exemplo, por meio da visita de vendedores, lojas próprias nas ruas e nos shoppings, pela internet, entre outros. No caso da prestação de serviços, o cliente vai até loja e contrata determinado serviço.
A distribuição tem três funções básicas: transacional, logística e facilitação.
Quanto aos níveis de canal de distribuição, o nível 1 é quando um fabricante vende diretamente ao consumidor final.
Uma estratégia de distribuição é chamada seletiva quando utiliza a disponibilização de um produto ou serviço no maior número de revendedores ou canais de venda possível. É utilizada principalmente em produtos de conveniência, como bens de consumo em geral.
A.
I e II.
B.
III, apenas.
C.
IV, apenas.
D.
I e III.
E.
I e IV.
Respostas
Resposta:
A letra E)
I e IV.
Explicação:
A alternativa correta é: A. I e II.
Correta - I. Um dos tipos de canal de distribuição são os canais de venda direta – a venda é realizada diretamente ao cliente, como, por exemplo, por meio da visita de vendedores, lojas próprias nas ruas e nos shoppings, pela internet, entre outros. No caso da prestação de serviços, o cliente vai até loja e contrata determinado serviço.
Correta - II. A distribuição tem três funções básicas: transacional, logística e facilitação.
Incorreta - III. Quanto aos níveis de canal de distribuição, o nível 1 é quando um fabricante vende diretamente ao consumidor final.
Essa alternativa encontra-se incorreta, pois a definição acima corresponde ao canal de distribuição de nível zero. O nível um conta com um único intermediário, podendo ser por exemplo, um varejista.
Incorreta - IV. Uma estratégia de distribuição é chamada seletiva quando utiliza a disponibilização de um produto ou serviço no maior número de revendedores ou canais de venda possível. É utilizada principalmente em produtos de conveniência, como bens de consumo em geral.
Essa alternativa encontra-se incorreta, pois a definição acima corresponde a definição da estratégia de distribuição intensiva. A estratégia seletiva refere-se a utilização de intermediários para a venda de um produto específico em uma determinada região, sendo mais utilizada em mercados nos quais os clientes comparam produtos e tem grande preocupação com o pós venda.
Espero ter ajudado!