Mary Richmond tinha interesses voltados a pesquisas e conhecimentos, bem como a mudanças na assistência e na institucionalização da profissão. Richmond introduziu o método de caso na formação e o diagnóstico social como processo importante para o entendimento das situações-problema que chegavam até o assistente social, marcando a evolução da profissão no Brasil.
Você acaba de se formar na primeira escola de Serviço Social do Brasil e começa a trabalhar em uma instituição beneficente ligada à Igreja Católica, onde as práticas de caridade e de ajustamento do indivíduo ao meio estão muito presentes no desenvolvimento da profissão.
No entanto, as influências externas começam a chegar ao Brasil, e o responsável pela instituição que você está atuando solicita uma proposta de atendimento, baseada nas influências de Mary Richmond.
Elabore uma proposta de atendimento individual para os usuários de sua instituição, com base nos aspectos que devem ser considerados a partir da proposta da personalidade citada.
Respostas
Resposta:
Mary Richmond propôs a profissionalização da assistência a partir do estabelecimento de bases para o desenvolvimento de uma nova profissão. A proposta de um novo formato de atendimento pode se basear nos seguintes pressupostos propostos por Richmond:
1. Atendimentos de casos individuais para identificação das necessidades, conhecimento do contexto em que está inserido, realidade vivenciada, dentre outros aspectos importantes para conhecer a situação
2. Elaboração de um diagnóstico social com a finalidade de propor estratégias para o atendimento das necessidades apresentadas
3. Uso de técnicas de entrevista, observação, visitas nos atendimentos
4. Encaminhamento das demandas para além da caridade simples, utilizando recursos oferecidos pelo Estado e/ou pela comunidade
Explicação: