Uma das doenças mais antigas, com registro de casos há mais de 4000 anos, na China, Egito e Índia, possui tratamento, porém, se não tratada, pode deixar sequelas. Atualmente, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, visando que a doença deixe de ser um problema de saúde pública.
Com relação ao contexto apresentado, complete as lacunas da sentença a seguir:
A ____________ é uma doença infecciosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, e que ainda constitui um importante problema de saúde pública, pode ser realizado para o ____________, o exame baciloscópico do raspado intradérmico, conhecido como ____________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Escolha uma:
a.
tuberculose/ diagnóstico/ miscroscópico direto.
b.
hanseníase/ diagnóstico laboratorial/ baciloscopia. Correto
c.
meningite/ tratamento/ baciloscopia.
d.
lepra/ diagnóstico clínico/ gota espessa.
e.
tuberculose/ diagnóstico laboratorial/ gota espessa.
Respostas
Resposta:
D- hanseníase/diagnóstico laboratorial/baciloscopia.
Explicação:
A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen. É uma das doenças mais antigas, com registro de casos há mais de 4000 anos, na China, Egito e Índia. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, visando que a doença deixe de ser um problema de saúde pública. Atualmente, os países com maior detecção de casos são os menos desenvolvidos ou com superpopulação. Em 2016, o Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 28.000 casos novos da doença.
espero ter ajudado!