• Matéria: Artes
  • Autor: Nalloz
  • Perguntado 3 anos atrás

Gombrich, em seu livro A História da Arte (1993), cita dois artistas que fogem dos estilos de sua época e desenvolvem algo forte e próprio fora da Europa: Artista 1:“...não gostaria de ser caracterizado como um rebelde fanático. Se lhe atribuíam esse papel era porque ele não aceitava os padrões da Academia. Não tinha paciência para conversar a respeito de gregos e romanos, repassando a insistência no desenho correto e a constante imitação de estátuas clássicas. Acreditava que, em pintura, a cor era muito mais importante do que o desenho, e a imaginação mais do que o saber.” (p. 399- 400)“... tinha ido à Argélia em busca de cores mais intensas e de uma vida com menos limitações.” (p. 439)Artista 2:“Estava cada vez mais convencido de que a arte corria o perigo de se tornar leviana e superficial, de que todo o engenho e conhecimento acumulados na Europa tinham privado os homens do maior dos dons: vigor e a intensidade dos sentimentos, e um modo direito de expressá-lo.(...) não foi o primeiro artista a ter essas apreensões a respeito dos rumos da civilização. Desde que os artistas passaram a mostrar-se constrangidos no tocante ao ‘estilo’, as convenções deixavam-nos desconfiados e a mera habilidade, impacientes. Ansiavam por uma arte que não consistisse em truques que podem ser aprendidos, por um estilo que não fosse um mero estilo, mas algo forte e poderoso como a paixão humana.” (p. 439)Esses artistas são

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

O texto se refere ao campanário, onde os artistas inseriam figuras divinas e angelicais que representavam os coros celestes, logo, a alternativa A está correta.

No período apresentado, os artistas faziam parte das igrejas, que enquanto instituição religiosa, utilizavam da mão de obra e criatividade desses artistas para produzir esculturas dos santos, sendo esse movimento chamado de arte sagra-te.

Por fim, os artistas daquela fase puderam retratar nas suas pinturas os evangelistas tanto um aspecto receptivo para demostrar aos fiéis.

Perguntas similares