Julgue F (falsa) ou V (verdadeira) as afirmações a respeito do Arcadismo e dos representantes dessa estética literária em Portugal e no Brasil. I. Manuel Maria Barbosa du Bocage é considerado por muitos estudiosos um escritor pré-romântico, embora muito de seus versos tragam características. tipicamente árcades, como bucolismo, pastoralismo, leveza e equilíbrio. II. Essa estética procura libertar a língua de termos rebuscados do Barroco, restituindo-lhe a sobriedade e a simplicidade. III. Cláudio Manuel da Costa é considerado a figura maior do Arcadismo brasileiro e a ele é atribuída a autoria de Cartas chilenas, obra composta por versos satíricos que ridicularizavam o então governador da capitania de Minas Gerais, Luís da Cunha Menezes. IV. Em Marília de Dirceu, Tomás Antônio Gonzaga explora, entre outras coisas, o ambiente bucólico e temas como o carpe diem e o locus amoenus.
A sequência correta, de cima para baixo:
A) V – V – V – V
B) V – V – F – F
C) V – V – F – V
D) F – F – F – V
E) F – V – F – V
Respostas
Resposta:
A alternativa correta é a Letra C : V - V - F - V
Explicação:
I - Manuel Maria Bocage foi um poeta de transição entre o arcadismo e o romantismo. Portanto, seus textos apresentam características de ambas as estéticas, além de peculiaridades do autor, como: amor idealizado, sofrimento existencial... Portanto é correto afirmar que é um escritor pré romântico, então, a opção I está correta.
II - O Arcadismo foi um movimento literário linguagem simples que tinha como características o lirismo, bucolismo, pastoralismo, culto à natureza. Temos então a opção II correta.
III- Cartas chilenas é, na verdade, uma obra escrita pelo poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810). Trata-se de uma das obras satíricas mais emblemáticas desse período, portanto a opção III está incorreta.
IV - Em Marília de Dirceu temos um sujeito lírico que vive no campo (locus amoenus), cultivando uma vida simples (aurea mediocritas), longe das tribulações da vida na cidade (fugere urbem). Portanto, a opção IV está correta.