Respostas
Resposta:
A escola é o lugar onde passamos boa parte da infância e da adolescência, não é mesmo? Nesse espaço fazemos importantes descobertas, aprendemos, conquistamos amigos, nos preparamos para a faculdade e para a vida adulta. Por esse motivo, é imprescindível entender a instituição de ensino como um ponto de apoio para o crescimento humano.
Você, no papel de pai ou mãe, deve observar o comportamento de seu filho, para identificar se ele está aproveitando ao máximo e da melhor maneira possível o ambiente escolar.
Educação além da escola
A escola tem o papel de transmitir conteúdo, mas também proporcionar um ambiente que estimule o desenvolvimento social do indivíduo. Nela é possível, por exemplo, colocar virtudes em prática, principalmente se for aplicado na infância. Isso deve acontecer de forma lúdica e leve, para que as crianças e jovens comecem a absorver os valores gradualmente e de forma natural.
Se práticas de cidadania forem aplicadas junto ao conteúdo escolar é melhor ainda. Um bom exemplo disso é a robótica aplicada nas escolas. Por meio de desafios, incluindo torneios, os estudantes têm a oportunidade de usar o conhecimento matemático e o raciocínio na programação de robôs, além de exercerem o trabalho em equipe, o empreendedorismo, a empatia, entre outros atributos.
Espaço de convívio social
Outra participação importante da escola no desenvolvimento humano é a oportunidade de conviver com muitas e diferentes pessoas. Essa interação com indivíduos que não fazem parte do núcleo familiar ensina que a sociedade vai muito além dos limites do domicílio e que o respeito deve ser dado a todos, sem distinção.
A instituição de ensino também deve proporcionar um ambiente agradável, de modo que a interação entre os estudantes e entre eles e funcionários seja sempre positiva. Práticas como esportes de atividades culturais também ajudam a integrar crianças e adolescentes.
Lembranças são fundamentais
Muito do que vivemos na escola nos acompanhará na memória até o fim da vida. Com certeza você tem boas lembranças dos colegas com quem você se divertia na hora do intervalo, daquele professor que o ajudou a entender uma matéria difícil ou daquele lugar que você considerava como sendo seu.
Portanto, é preciso que a instituição de ensino consiga proporcionar as melhores recordações possíveis a seu filho. Elas ficarão marcadas e podem contribuir na formação de quem ele será no futuro.
Então, fica a dica: conheça bem a escola do seu filho. Contribua para que ele guarde boas lembranças, exercite as suas virtudes e seja cidadão exemplar.
Explicação: