Leia o trecho a seguir:
“[...] é necessário certificar-se de que nenhum microrganismo do alimento vá se multiplicar até níveis infecciosos. [...] Essencialmente, as temperaturas de cozimento e de resfriamento devem ter como finalidade: 1. A redução do número de micro-organismos infectantes em uma ordem de 6 log (ou seja, reduzir 106 células/g até 1 célula/g). 2. Não proporcionar condições que permitam o desenvolvimento de esporos microbianos que sobreviveram ao cozimento. 3. Evitar condições favoráveis para a produção de toxinas termoestáveis; por definição, essas toxinas são aquelas resistentes a 100 ºC por 30 minutos e, portanto, não são destruídas no processo de cocção.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos de temperaturas e prazos de validade para alimentos congelados, podemos afirmar que:
A) alimentos congelados à temperatura de -11º a -18º duram 20 dias.
B) alimentos congelados com temperaturas abaixo -25º duram 60 dias.
C) alimentos congelados à temperatura de -6º a -10º duram 15 dias.
D) alimentos congelados à temperatura de 0º a -5º duram 10 dias.
E) alimentos congelados com temperatura abaixo -18º duram 30 dias.
Respostas
Resposta: D
Explicação:
Considerando as informações sobre métodos de temperatura e prazo de validade para alimentos congelados, podemos dizer que a alternativa correta é:
D) alimentos congelados à temperatura de 0º a -5º duram 10 dias.
Porque "Se o freeware marcar de 0 a -5 °C, você pode guardar por 10 dias; se a temperatura variar de -6 °C a -10 °C, por 20 dias; se -11 °C a -18 °C, 30 dias; e inferior a -18 °C, com validade de 90 dias”, orienta o especialista.
Controle de temperatura dos alimentos
Seja para evitar o crescimento de microrganismos prejudiciais ao consumidor ou o aparecimento de toxinas, é um fator-chave para prevenir o risco de intoxicação alimentar.
A temperatura nos alimentos e no desenvolvimento de bactérias patogénicas varia conforme os graus que são aplicados: a mais de 65 °C, eles são destruídos; entre 5-10 °C e 65 °C, a multiplicação é evitada; e de 8 °C a -18 °C, os patógenos permanecem em estado dormente, e não são eliminados.
Deve-se notar que, à medida que a temperatura diminui, a taxa de crescimento de muitos dos microrganismos também é reduzida ao ponto de parar. Assim, é possível prolongar a vida útil do produto e diminuir o risco bacteriológico.
Saiba mais sobre Controle de temperatura dos alimentos em: https://brainly.com.br/tarefa/41398202
#SPJ2