PERGUNTA 1
Leia o excerto a seguir:
“Com o impasse para a criação da OIC, um segmento da Carta de Havana, o Acordo Provisório, que cobria apenas a questão relativa à negociação das tarifas tributárias e regras de comércio internacional visando à liberalização do comércio mundial, negociado em 1947, foi adotado por 23 países como base do sistema de comércio internacional” (BORTOTO, 2012, p. 127).
BORTOTO, A. C. et al . Comércio exterior : teoria e gestão. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
Neste contexto, cabe salientar que o Acordo Provisório, também chamado de Política Comercial, passou a ser denominado Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta as influências para os países que aderiram a esse acordo.
Permitiu que a remoção de tarifas trouxesse benefícios aos produtores domésticos.
Houve uma maior propensão dos países em acordo entrarem em guerras entre si.
Reduziu os direitos de governabilidade.
Aumentou o poder de soberania das nações.
Elevou o nível de comércio e reduziu o de comunicação.
Respostas
Um acordo comercial, quase sempre gera benefícios para os países que assinaram o acordo, principalmente para os produtores domésticos, além de ter aumentado a comunicação entre os países envolvidos (alternativa A).
Esses países tendem a entrar em menos guerras e conflitos, temos como exemplo os países do MERCOSUL e os países da União Europeia, eles são países que possuem acordo de livre circulação e produtos e pessoas.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Aumentou o poder de soberania das nações.
Explicação:
Os países que fazem parte do acordo comercial têm menor propensão de entrarem em guerras entre si, uma vez que se elevou o nível de comércio e aumentou também o nível de comunicação. Além disso, a redução ou remoção das tarifas trouxe uma desvantagem aos produtores domésticos.