Muitas vezes falamos em África como se existisse uma cultura única em todo a enorme continente. Mas a grande marca africana é a diversidade, que está presente desde a formação dos antigos povos reinos. De acordo com o historiador Alberto da Costa e Silva e com o enunciado acima, marque a alternativa que julga os itens verdadeiros:
- A África é riquíssima de linguas e culturas,
II. No continente africano falam-se mais de mil idiomas.
III- Algumas das línguas como o hauçá e o suaili, são faladas por dezenas de milhões de pessoas e numa área geográfica bem extensa.
IV-Muitas vezes dois grupos vizinhos se expressam em línguas inteiramente diferentes.
V-Muitas vezes dois grupos vizinhos não podem ter valores e maneiras de viver distintos. Ou, ao mesmo tempo, semelhantes e diferentes.
São verdadeiras os itens:
() 1, III e IV
( ) 1. 11.111 eV
()111, III e IV
() II,IV e V
Respostas
Resposta:Cultura africana é vasta e diversificada, dotada de uma enorme riqueza imaterial, fator que se explica tanto pela diversidade de etnias presentes na África quanto pela influência de povos do Oriente Médio e europeus que tiveram contato com os africanos ao longo da história. A combinação dos fatores migratórios, da colonização europeia e da diversidade étnica no interior do continente fez com que a África seja atualmente um continente em que se fala vários idiomas e cultua-se várias religiões e que se caracteriza por ser pluricultural.
Explicação:
Resposta:
I- A África é riquíssima de línguas e culturas,
II. No continente africano falam-se mais de mil idiomas.
IV-Muitas vezes dois grupos vizinhos se expressam em línguas inteiramente diferentes.
Explicação:
I. Por causa do imperialismo (neocolonialismo) a África se torno um continente rico de culturas e línguas [ já respondendo a II] por causa dessas colonizações a África possuis mais de 1500 línguas (idiomas), por conta dessa diversidade de línguas [respondendo a IV] em certas regiões, teremos linguagens extremamente diferentes uma das outras, por exemplo o Árabe e o Francês que são diferentes em escritas, leituras etc.