Respostas
Resposta:
A pandemia da COVID-19 iniciou uma corrida para o desenvolvimento de uma vacina capaz de combater o novo coronavírus. Embora exista uma maneira tradicional de criá-la, muitos laboratórios têm apostado em tecnologia para acelerar o cronograma de testes.
Aqui vale um parêntese para reforçar que a tecnologia sobre a qual vamos falar nesse texto diz respeito ao conhecimento técnico e científico e suas aplicações a um campo particular. No caso as diferentes abordagens existentes para se chegar a uma
Explicação:
.......
Resposta:
Vacina com proteína recombinante
Proteína recombinante é a produção artificial de proteínas a partir de genes (segmento de uma molécula de DNA) clonados. É com esta tecnologia que o cientista americano Peter Jay Hotez, da Bayor College of Medicine (Estados Unidos) espera encontrar uma imunização contra a COVID-19.
Uma vacina com proteína recombinante contém partes do agente patogênico (coronavírus) geneticamente modificadas e combinadas com um estimulante imunológico, para aumentar a produção de anticorpos.
Na prática, ela funcionaria da seguinte forma: a vacina injeta no corpo humano a proteína spike do coronavírus (responsável por invadir uma célula) isoladamente. Sem a companhia do vírus, a proteína é inofensiva, mas importante para que o corpo crie defesas para combatê-la em uma futura exposição ao vírus.
Os testes foram realizados em dois tipos de ratos. Um modificado geneticamente que carrega o receptor ACE2 (proteína que facilita a entrada do coronavírus no nosso organismo) e outro infectado com uma versão adaptada do vírus.
Atualmente, a equipe de Peter Jay espera aprovação para dar início aos ensaios da vacina.