O sabão surgiu há milhares de anos através de uma mistura de lipídeos (gordura) e soda cáustica (hidróxido de sódio). Já no século XV, os primeiros sabões eram considerados artigos de luxo e produzidos com a mistura do sebo de animais e cinza de madeiras (substância alcalina). O sabão é produto do processo chamado “saponificação” e composto por duas partes importantes: a parte polar que interage com a água e a parte apolar que interage com lipídeos. Nesse sentido, o que é necessário para fazer um sabão? E como ocorre a reação de saponificação?
Respostas
Resposta:
Para fazer um sabão é necessário a mistura de um éster com uma base. A reação de saponificação ocorre quando um éster em solução aquosa de base inorgânica origina um sal orgânico e álcool. A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão.
Explicação:
Resposta:
Explicação:Na reação de saponificação, é necessário um triacilglicerol (formado por três ácidos graxos e um glicerol) e hidróxido de sódio (NaOH). Além disso, para formar o sabão é preciso aquecer a gordura na presença de uma base.
O processo ocorre da seguinte forma: primeiramente, o triacilglicerol é hidrolisado em ácidos graxos e glicerol. Em seguida, com o aumento da temperatura em um meio básico, os ácidos graxos ligam-se com os íons sódio (proveniente NaOH), formando sais de ácidos graxos e glicerol.
Veja a reação a seguir:
Éster + base → sal + álcool
Logo, o éster é o triacilglicerol, a base é o NaOH, o sal é a interação dos ácidos graxos com o sódio e o álcool é o glicerol.
*resposta competa, corrigida pelo ava*