Micose que desencadeia infecção cutânea, mucosa ou sistêmica, provocada por fungos que fazem parte da microbiota endógena, encontrados em várias parte do organismo, por exemplo, boca, dobras da pele, orofaringe, intestino, vagina e escarro, tanto de indivíduos imunocompetentes, como em imunossuprimidos, podendo também ser encontradas em objetos, superfícies e ambientes hospitalares.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Trata-se de uma micose causada por fungos dimórficos que crescem formando hifas filamentosas tanto em temperatura ambiente, como em temperatura corpórea.
II. O agente etiológico é denominado Candida spp., sendo que 80 a 90% das candidoses são provocadas pela Candida albicans.
III. A candidíase pode ser classificada como hematogênica e não-hematogênica.
IV. A candidíase oral provoca placas esbranquiçadas edemas e eritema, é muito frequente em recém-nascidos, diabéticos, imunossuprimidos, portadores de próteses dentárias e tabagistas.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
d.
II, III e IV, apenas. Correto
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Considerando a micose, as alternativas corretas são: II – III e IV.
Infeção por fungos
A candidíase é uma condição da pele resultante do parasitismo de "fungos", plantas que não realizam o fenômeno da fotossíntese. O patógeno da candidíase mucocutânea é a Candida albicans.
Tratamento para infeções por Candida
O tratamento baseia-se no diagnóstico precoce e preciso da infeção, corrigindo os fatores facilitadores ou doenças de base, determinando o tipo de infeção por candidíase e o uso de antifúngicos apropriados.
Dependendo da extensão da infeção e do estado geral do paciente, é decidido um tratamento tópico ou sistêmico.
Topicamente, podem ser usados cotrimazol, miconazol, cetoconazol, sertoconazol, terbinafina ou naftilina.
Os tratamentos sistêmicos mais usados são itraconazol ou fluconazol.
Saiba mais sobre micose em: https://brainly.com.br/tarefa/42881936
#SPJ2