• Matéria: Português
  • Autor: kamilservice
  • Perguntado 3 anos atrás

Nos exemplos listados pela autora no livro Análise do Discurso, para se entender o contexto de produção das metáforas, é necessário que o leitor/ouvinte tenha uma determinada competência para que possa compreender o processo metafórico descrito entre aspas. Explique qual competência seria essa. Elabore sua resposta com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina. Apresente introdução, desenvolvimento e conclusão.


kamilservice: A) “O rapaz pediu para que Maria virasse o disco”: “virar o disco” remete à época dos LPs de vinil, em que os dois lados do disco traziam músicas diferentes e, portanto, virá-lo significava “mudar de canção”. Sabemos que os LPs de vinil viraram peças obsoletas ou objetos de colecionador, mas a referência histórica se manteve, fossilizada no sistema conceitual;
ão se completava
kamilservice: B) “Ainda não caiu a ficha”: os antigos telefones públicos apenas faziam chamadas mediante fichas metálicas, parecidas com moedas, e até que a ficha não fosse introduzida e caísse na caixa do telefone público, a conexão não se completava.

Respostas

respondido por: williamcanellas
0

Resposta: O leitor só compreenderá a construção da metáfora se tiver  conhecimento de mundo.

Explicação:

O processo metafórico  ocorre quando transfere-se  o significado de uma palavra a outra. Desse modo, a  Metáfora é uma figura de linguagem em que se  estabelece uma relação de comparação. Para que isso possa ocorrer, devem existir elementos semânticos (relativos ao significado) semelhantes entre as palavras ou expressões em questão. Assim sendo, o falante precisa ter conhecimento acerca das coisas que o rodeiam para que possa usar como referência os termos adotados na metáfora. Como exemplo desse processo podemos observar a frase:  Dar murro em ponta de faca . Para entender a metáfora o leitor/ouvinte precisará  fazer referência a uma situação em que alguém insiste em fazer algo que não traz resultados e (palavra que pode causar danos a si próprio. Portanto, a metáfora  de origem grega, que indica mudança, transposição) estabelece uma comparação implícita.

Perguntas similares