A última versão do Internet Protocol é o IPv6, que vem sendo implantado de forma gradativa. Atualmente, está funcionando em conjunto com o protocolo IPv4 na rede internet e nas redes privativas. Essa versão IPv6 foi desenvolvida principalmente para atender à necessidade de mais endereços IP na internet. Acerca do IPv6, analise as afirmativas a seguir: I- No IPv6 existe um mecanismo de qualidade de serviço através do campo Classe de Tráfego, em que os pacotes podem ser identificados com prioridades diferenciadas, viabilizando aplicações multimídia, como videoconferências, videoaulas, entre outras. II- O desenvolvimento do IPv6 foi motivado principalmente pela necessidade de mais endereços IP para serem usados na internet. Assim, o IPv6 foi desenvolvido com um total de 64 bits para o campo endereço, enquanto o IPv4 tinha somente 32 bits. III- Como o protocolo IPv6 é bem mais recente que seu antecessor IPv4, possui muito mais funções que o IPv4 e, por isso, o cabeçalho do protocolo IPv6 é bem maior que o IPv4. IV- A estrutura de endereços no protocolo IPv6 é do tipo hexadecimal e tem como característica permitir a utilização de três tipos distintos de endereçamento, que são o endereçamento Unicast, o Anycast e o Multicast. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas III e IV estão corretas.
B) As afirmativas I e III estão corretas.
C) As afirmativas II e III estão corretas.
D) As afirmativas I e IV estão corretas.
Respostas
Resposta:
RESPOSTA:
D) As afirmativas I e IV estão corretas.
Explicação:
I- No IPv6 existe um mecanismo de qualidade de serviço através do campo Classe de Tráfego, em que os pacotes podem ser identificados com prioridades diferenciadas, viabilizando aplicações multimídia, como videoconferências, vídeo aulas, entre outras.
IV- A estrutura de endereços no protocolo IPv6 é do tipo hexadecimal e tem como característica permitir a utilização de três tipos distintos de endereçamento, que são o endereçamento Unicast, o Anycast e o Multicast.
Acerca do IPv6, as afirmativas I e IV estão corretas, letra D)
O IPv6 trata-se da última versão do protocolo de internet, ele é do IETF com o objetivo de criar a nova geração do IP.
A primeira e grande diferença do IPv6 é a forma com a qual é construído, ele é formado por 128 bits, com isso, a quantidade de endereços que podem ser criados são imensas.
Além do mais, o IPv6 foi criado justamente para corrigir a falha do IPv4 que se encontra na limitação de endereços de IP’s que podem ser gerados a partir da quantidade de máquinas que existem no mundo.
Bons estudos!