1) Quais são os líderes religiosos citados no texto? 2) Qual foi o ensinamento inovador de Jesus?
3) Que descobertas fez o príncipe Sidarta Gautama tornar-se o Buda?
4) Qual a história de sucesso do profeta Maomé?
5) De que modo o líder é importante em um grupo? AS RELIGIÕES E SEUS LÍDERES
Um interesse comum no estudo das religiões é sua capacidade de reunir pessoas. Em todo o mundo são conhecidos admiradores de Moisés, Jesus, Buda, Maomé, entre outros. Verdadeiras multidões se formam para seguir o exemplo dos grandes líderes da humanidade. Graças ao gênio e a capacidade de percepção de Moisés, o povo judeu deixou o modo primitivo de culto a natureza no Egito para cultuar o monoteísmo baseado em leis de justiça social e de conduta ética. Moisés continua a ser um exemplo de moralidade social, de lei e de justiça não apenas entre os judeus, mas a inúmeros outros grupos. Com a notícia de que ressuscitou dos mortos, Jesus conseguiu um dos mais admiráveis feitos da humanidade: reunir um rebanho de seguidores estimado hoje em quase 2 bilhões de fiéis. Ao iniciar seu ministério, com 30 anos, inova com seu principal ensinamento: o amor. O cristão deveria amar até mesmo seus inimigos. Mais que renovação do judaísmo, é inegável que Jesus institui algo novo com sua mensagem. O príncipe Sidarta Gautama, o Buda, chama a atenção no seu exemplo de busca pela iluminação. Criado num palácio, protegido pelo pai a não conhecer o sofrimento do mundo, flagrou momentos de velhice, doença e morte nas vezes que saiu para passear com os empregados. Em busca de respostas abandona a família e torna-se um simples indiano. Pela meditação compreendeu a natureza real do sofrimento e como superá-lo. Ensina que a iluminação é alcançada pela própria pessoa. No caminho de busca do verdadeiro Deus, Maomé, ou Mohamed, como é chamado entre os islâmicos, foi visitado pelo anjo Gabriel e requisitado a escrever no Corão ( ou Alcorão) as palavras mais vezes repetidas no mundo: “Alá é deus e Maomé seu profeta”. Sua persistência levou a fundar o islamismo, religião que mais cresce no mundo, com um número de adeptos estimado em um quarto da população mundial. Os líderes em geral são cada vez mais fundamentais na vida de um grupo. Um líder de sucesso consegue prever situações de risco para o grupo, planejar as ações mais adequadas para realização dos ideais coletivos, controlar as diferenças entre os membros, defender os interesses e a sobrevivência do grupo, preparar os membros para o desempenho de suas funções, representar o grupo no sucesso e na crise, estimular os membros ao trabalho e renovar em tempos de mudança.
Respostas
Resposta:
1) Moisés, Jesus, Buda, Maomé, entre outros.
2) reunir um rebanho de seguidores estimado hoje em quase 2 bilhões de fiéis. Ao iniciar seu ministério, com 30 anos, inova com seu principal ensinamento: o amor.
3) Flagrou momentos de velhice, doença e morte nas vezes que saiu para passear com os empregados. Em busca de respostas abandona a família e torna-se um simples indiano. Pela meditação compreendeu a natureza real do sofrimento e como superá-lo. Ensina que a iluminação é alcançada pela própria pessoa.
4) Maomé, ou Mohamed, como é chamado entre os islâmicos, foi visitado pelo anjo Gabriel e requisitado a escrever no Corão ( ou Alcorão) as palavras mais vezes repetidas no mundo: “Alá é deus e Maomé seu profeta”. Sua persistência levou a fundar o islamismo, religião que mais cresce no mundo, com um número de adeptos estimado em um quarto da população mundial.
5) Um líder de sucesso consegue prever situações de risco para o grupo, planejar as ações mais adequadas para realização dos ideais coletivos, controlar as diferenças entre os membros, defender os interesses e a sobrevivência do grupo, preparar os membros para o desempenho de suas funções, representar o grupo no sucesso e na crise, estimular os membros ao trabalho e renovar em tempos de mudança.
Explicação: ESPERO TER AJUDADO :)