Leia o texto e observe a imagem abaixo.
Operários
[...] Nos primeiros anos da década de 1960, cresceu a participação nos sindicatos e se realizaram grandes greves – uma delas com 400 mil trabalhadores ferroviários, marítimos e portuários parados, exigindo equiparação com os salários dos militares.
O movimento operário se manifestava crescentemente por objetivos políticos. No episódio da renúncia do presidente Jânio Quadros, fez uma greve geral em apoio à posse de João Goulart. Em 1962, foi criado o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), que passou a coordenar as articulações intersindicais (federações, confederações). O CGT atuou em movimentos grevistas importantes, mobilizando grandes massas de trabalhadores e greves políticas de apoio a Jango. [...]
Respostas
O movimento operário se manifesta crescentemente por objetivos políticos. No episódio da renúncia do Presidente Jânio Quadros, fez uma greve geral em apoio a posse de João Goulart. Em 1962, foi criado o comando geral dos trabalhadores (CGT), que passou a coordenar as articulações intersindicais ( federação, confederações).
Resposta:
Baseado no texto e imagem apresentados no enunciado, no Brasil, na década de 1960, os sindicatos ocuparam espaços de luta política e social pelas causas populares, e por isso a alternativa correta é a letra D.
Durante a década de 1960, no país brasileiro, a luta sindical atingiu seu auge, com diversas greves e manifestações que se fizeram presentes na política e sociedade, muito por conta das causas populares.
Lutas históricas são realizadas pelos movimentos populares, onde estes buscam assegurar os direitos dos cidadãos frente aos meios de comunicação, de forma que possam exercer a sua liberdade de expressão, sem qualquer tipo de censura ou autoritarismo por parte da mídia ou do governo.
Esses movimentos populares contaram com a presença de políticos que apoiaram os mesmos, pois esses são responsáveis de articular com o governo, facilitando o que querem os participantes desses movimentos.