No quadro a seguir, estão os resultados do exame de tipagem sanguínea de dois indivíduos. Esse exame é realizado adicionando-se a gotas de sangue dos indivíduos os soros anti-A, anti-B e anti-Rh. A ocorrência de aglutinação está indicada pelo sinal + e ausência, pelo sinal –. Caso o casal de indivíduos em questão resolva ter um filho, qual é a probabilidade de a criança nascer com a doença hemolítica do recém-nascido e ser do grupo sanguíneo O? *
1 ponto
Imagem sem legenda
a) 0% (zero)
b) 25%.
c) 50%.
d) 75%.
e) 100%.
Respostas
Resposta:
É necessário o conhecimento do tipo sanguíneo, em caso de transfusão. Em relação ao sistema ABO, indique as proposições corretas: a) ( ) Indivíduos do grupo sanguíneo O podem doar sangue para pessoas do seu próprio tipo sanguíneo e para os demais.
Explicação:
Resposta:
A)0%
Explicação:
Com base nos resultados da tipagem sanguínea, pode-se concluir que o homem tem sangue tipo O– e a mulher tem sangue tipo AB+, uma vez que a amostra dele aglutinou com os soros anti-A, anti-B e anti-Rh e a dela não aglutinou com nenhum deles. Assim, o genótipo dele é iirr e o dela é IAIBR_. Se esse casal tiver filhos, eles terão sangue tipo A (IAi) ou B (IBi) e nenhum deles irá desenvolver a doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), pois essa condição só se manifesta em bebês Rh+ com mães Rh–. Portanto, é nula a chance de o casal ter filhos com sangue tipo O e com a DHRN.