A mais radical das alterações foi a mudança da zona rural para a urbana que a mineração frequentemente impunha, a mudança das comunidades agrícolas tradicionais para as vilas relativamente grandes, dominadas pelos espanhóis. Essa transferência foi imposta a muitos índios pelo recrutamento forçado de mão de obra; no entanto, alguns não retornaram a seu lugar de origem e decidiram permanecer no local para onde haviam sido transferidos, criando, dessa forma, nos centros maiores, a partir do final do século XVI, um corpo de mineiros profissionais que trabalhavam em troca de salário e passavam a adotar hábitos espanhóis.
BAKEWELL, P. A mineração na América colonial. In: BETHEL, L. (org.). História da América Latina: América Latina Colonial. São Paulo: Edusp, 2004 (adaptado).
A partir do século XVI, uma das consequências citadas do processo descrito para a população indígena foi a
a) emancipação do campo.
b) mercantilização das tarefas.
c) mecanização das plantações.
d) ampliação da escolha do ofício.
e) hierarquização dos clãs familiares.
Respostas
respondido por:
3
A partir do século XVI, a população indígena passaram por uma certa "emancipação do campo" (alternativa A).
Não chega a ser um processo de emancipação natural, já que foi imposta aos povos indígenas, mas depois eles mesmo decidiram ficar nos centros urbanos.
Não houve uma mercantilização das tarefas e as plantações ainda eram manuais, os ofícios eram praticamente os mesmos, só mudavam os locais em que eram desempenhados.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás