Desde a década de 90, quando foram instituídas as avaliações externas tem-se debatido acerca do uso dos seus resultados na gestão educacional e na gestão escolar, sendo essencial, portanto, ter clareza do âmbito que envolve cada uma delas.
Frente ao exposto (1) diferencie a gestão educacional e a gestão escolar e (2) indique as possibilidades do uso dos resultados das avaliações externas na gestão escolar.
Você deverá responder às questões propostas levando em consideração as reflexões realizadas no decorrer da disciplina de Gestão Educacional nas teleaulas, nas aulas atividades e ainda no livro. Para fundamentar ainda mais sua resposta, leia o texto intitulado “Avaliação externa e Gestão Escolar: reflexões sobre o uso dos resultados”, de Machado (2012),
Respostas
Resposta:
por isso, preparamos este especial com conceitos, práticas e exemplos que buscam demonstrar a potência da gestão em educação para contribuir para a garantia do direito à educação e desenvolvimento integral dos estudantes, sendo elemento essencial para que redes e escolas atuem de maneira articulada para melhorar o aprendizado dos estudantes, reduzindo desigualdades, combatendo a evasão e formando cidadãos mais conscientes e preparados para o mundo.
Explicação:
1. Dizemos que a gestão educacional compreende os aspectos normativos, que estão relacionados às diretrizes governamentais. Isso envolve todos os assuntos relacionados à educação. Gestão escolar, por outro lado, refere-se ao modo de administrar determinado estabelecimento de ensino. Assim, o termo "gestão educacional" é mais amplo do que "gestão escolar".
2) Os resultados das avaliações externas podem servir de parâmetro para as ações planejadas no contexto da gestão de cada estabelecimento de ensino.
Link : https://brainly.com.br/tarefa/47959532
Bons estudos!