Em razão do avanço tecnológico, surgiram equipamentos mais rápidos ao fazerem levantamentos topográficos, realizando leitura de ângulos e distância entre pontos de porções de terra de forma eficaz. Porém, cada equipamento apresenta também desafios.
Sendo assim, marque a alternativa que mostra as dificuldades entre os levantamentos feitos por drone, VANT e RPA.
A.
O acesso ao espaço aéreo pode ser feito conforme preferir o usuário do equipamento, independentemente de autorização para usar o espaço aéreo brasileiro.
B.
O VANT pode ter falhas relacionadas ao cobrimento das imagens e faixas pela instabilidade de sua plataforma.
C.
Os pilotos de VANT e RPA precisam ser devidamente qualificados, além disso, esses aeromodelos não passam por aterrisagem e decolagem.
D.
O VANT pode resultar em inexatidão de parâmetros de posicionamento e orientação de fotos em razão do uso de sistemas apropriados e de alto custo.
E.
A altitude atingida por drone, VANT e RPA ao realizarem o levantamento não interfere nos resultados das captações de suas imagens
Respostas
Resposta:
B)
O VANT pode ter falhas relacionadas ao cobrimento das imagens e faixas pela instabilidade de sua plataforma.
Explicação:
O VANT pode ter falhas relacionadas ao cobrimento das imagens e faixas pela instabilidade de sua plataforma durante o voo fotogramétrico, trazendo inexatidão de parâmetros das imagens em razão do uso de sistemas inapropriados compactos e de baixo custo.
O acesso ao espaço aéreo deve ser feito de forma regulamentada pelo usuário do equipamento para não invadir espaços aéreos onde estejam circulando outros tipos de aeronaves, evitando, assim, acidentes, além de que a autorização deve ser devidamente expressa para utilizar o espaço aéreo brasileiro. Além disso, a altitude atingida por drone, VANT e RPA, caso seja baixa, pode sim interferir nos resultados dos levantamentos. Os pilotos de VANT e RPA precisam ser devidamente qualificados, pois esses aeromodelos realizam aterrisagem e decolagem.