• Matéria: Filosofia
  • Autor: pandorarealiza
  • Perguntado 3 anos atrás

O período da expansão marítima, também conhecido como período das Grandes Navegações, trouxe um enorme impulso para o Mercantilismo, o que se tornou um marco para a transição do modo de produção feudalista para o capitalista. No Brasil, com a vinda da família real no ano de 1808, diversos fatores contribuíram para distanciar o país da realidade do novo modo de produção de ganhava força nos países europeus, principalmente do Norte da Europa. Sobre este tema, analise as afirmativas que se seguem abaixo:
I. A vinda da família real para o Brasil impulsionou a produção industrial substituindo a agricultura.
II. Do período colonial até o início do período republicano, a economia se baseava na agricultura e na monocultura do café.
III. O fim do período monárquico, ou colonial, foi marcado por diversas lutas populares por emancipação, dificultando a industrialização.
IV. A elite cafeeira se tornou a nova aristocracia burguesa no país, desfrutando de grande poder político e econômico, atrasando a industrialização.
V. As elites econômicas brasileiras foram as fomentadoras do fim do período monárquico, ou colonial, instaurando a república.
É correto o que se afirma em:

. III, apenas.

.II e IV.

.I e III.

.V, apenas.

.II, IV e V.

Respostas

respondido por: raayqueiiroz
5

Resposta:

II, IV e V.

Perguntas similares