Recentemente, a partir dos anos 80, o enfermeiro passa a questionar sua posição na equipe de saúde, no modelo de saúde vigente e na sociedade em geral e alguns estudos vem buscando a compreensão do trabalho da enfermagem enquanto exercício institucionalizado de diversas categorias profissionais e que se relaciona e se articula com outras práticas sociais, em um dado tempo e em determinada formação socioeconômica e cultural. A cultura de que as equipes de enfermagem, incluindo os enfermeiros, são braços executantes das prescrições médicas, tem gerado insatisfação e movimentado essa classe para mudanças, na forma como tem seu trabalho visto pelas demais equipes de saúde e mudanças na maneira como eles próprios se posicionam frente aos desafios cotidianos.
O trecho acima nos propõe que reflexão? Assinale a alternativa correta.
O texto traz a reflexão sobre a insatisfação das equipes de saúde em relação ao nível cultural e socio-econômico das equipes de enfermagem. Torna-se muito dificil o relacionamento entre as diversas equipes de saúde com a de enfermagem.
O texto faz referência à insatisfação dos enfermeiros em relação ao tratamento recebido por parte das outras equipes de saúde. A insatisfação com o crescente ganho de autonomia preocupa a classe de enfermagem que se vê sem possibilidades de atuar de forma mais ampla por ter uma formação acadêmica e técnica muito limitada.
O texto nos convida a refletir sobre a insatisfação dos enfermeiros em terem uma classe tão desunida. Fica clara a desarticulação entre os 3 graus técnios: auxiliares, técnicos e enfermeiros. A questão central do texto é a formação desses profissionais e como essas diferenças impactam no relacionamento dos membros das equipes.
O texto nos convida a refletir sobre a atuação do enfermeiro, esse profissional que atua tão amplamente e que ainda se relaciona e articula suas ações com todos os profissionais e todas as equipes envolvidas no cuidado aos pacientes. Qual nosso papel e nossa credibilidade nessa cadeia complexa de relacionamentos e atendimentos ao paciente.
O texto traz o questionamento sobre as políticas de saúde pública desde a década de 80, época na qual a atuação do enfermeiro era maior. Expõe ainda a necessidade de maiores e melhores estudos sobre o papel ocupado por essa classe junto as demais equipes de saúde
luanmborgess:
Alguém sabe me dizer ?
Respostas
respondido por:
7
Resposta: O texto nos convida a refletir sobre a atuação do enfermeiro, esse profissional que atua tão amplamente e que ainda se relaciona e articula suas ações com todos os profissional e todas as equipes envolvidas no cuidado aos pacientes...
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás