Um grafo é uma representação gráfica de elementos de dados e das conexões ou ausência de conexões entre eles. Várias situações do mundo real podem ser representadas como grafos: diagramas de organizações, mapas rodoviários, redes em geral: sociais, energia elétrica, água e esgoto, computadores, transporte, comunicações (satélites, telefonia com fio e sem fio), entre outras aplicações. Para representarmos um grafo de forma computacional, como estrutura de dados, na memória de um computador, os dados precisam ser organizados, há duas formas: matrizes de adjacências e listas de adjacência.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
reposta d
Explicação: corrigida
respondido por:
3
Considerando a representação do grafo que é feita por meio de matriz de adjacência ponderada, que segue em anexo, está correto o que se indica na letra d) V - V - F - F - V.
- (V) "É possível ir de A até B, C e E diretamente e o ponto mais próximo de A é C" => Verdadeiro, de A até B há aresta interligando, assim como de C até E, e o ponto mais próximo de A é realmente C, com distância igual a 2.
- (V) "É possível sair de A e ir a D, passando por B ou C, sendo que por B a distância é 10, e por C a distância é 7" => Verdadeiro, de A até B temos uma distância igual a 9 e de B até D distância de 1, assim de A até D, passando por B, dá uma distância de 10; já de A até C temos uma distância igual a 2 e de C até D distância de 5, assim de A até D, passando por C, dá uma distância igual a 7.
- (F) "Partindo de D, é possível chegar a B com a distância igual a 1 e a C com distância igual a 5" => Falso, pois D tem aresta apenas com E, que não possui aresta com B ou C (B tem aresta com E, mas com distância igual a 2 e C tem aresta com, mas também com distância igual a 2).
- (F) "Partindo de E, é possível chegar a todos os pontos e a maior distância é até A" => Falso, pois partindo de E não é possível chegar a nenhum ponto. Somente seria possível de A até E, com distância igual a 7.
- (V) "Um dos menores percursos é de D para E e o maior é de A para E" => Veja, realmente de D para E temos um dos menores percursos, no qual a distância é igual a 1. No mesmo sentido, de A para E temos um dos maiores percursos, com distância igual a 7. No entanto, de acordo o grafo resultante, a maior distância seria de A para B (distância igual a 9). Marcamos como verdadeiro considerando tão somente as alternativas possíveis.
Como responder com base na matriz de adjacência
- Para responder a questão, desenhe seu grafo de acordo a matriz de adjacência representada. Lembre-se: Onde houver o algarismo "0" não há aresta interligando os vértices, certo?
- Você deve desenhar os pontos A, B, C, D e E, e fazer a ligação conforme indica a matriz, atribuindo a distância indicada.
- Por exemplo, do ponto A até B (distância igual a 9); de A até C (distância igual a 2); de A até D não tem ligação, pois temos a indicação de "0" (ou seja, não há aresta); e de A até E (distância de 7).
- Siga fazendo isso com todos os pontos... Veja que B só tem aresta com C, D e E (dele como ponto de origem, com a A como ponto de origem temos ligação entre A e B, como visto), então faça a ligação e segue assim até chegar no ponto E, que não possui aresta com nenhum outro ponto (dele como ponto de origem).
Mais sobre grafos: https://brainly.com.br/tarefa/21947977
Espero ter ajudado, bons estudos!
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás