Empresas enfrentam desafio na hora de selecionar profissionais capazes de escrever e falar de forma correta. Segundo especialistas, leitura e cursos de reciclagem são fundamentais para desenvolver essas habilidades.
O domínio da língua portuguesa é determinante para a seleção no mercado de trabalho, mas as empresas têm encontrado dificuldades em recrutar profissionais que preencham esse pré-requisito. O uso de jargões corporativos que outros funcionários não entendem e até erros gramaticais básicos, como a grafia incorreta das palavras e a falta de coesão entre frases, comprometem a comunicação e expõem profissionais desde o nível operacional até os cargos de gestão. Em tempos em que a troca de informações on-line virou rotina, torna-se essencial prestar atenção ao uso correto da norma culta. Vale, inclusive, participar de cursos de reciclagem para atualizar os conhecimentos.
Falhas no domínio do português prejudicam qualquer profissional, pois não são perceptíveis apenas na correção gramatical do texto escrito, podem comprometer, também, habilidades em outras áreas. A escritora e professora aposentada do Instituto de Letras da universidade de Brasília Lucília Garcez afirma que a língua aprimora características cognitivas importantes, como a capacidade de formular hipóteses e de fazer avaliações. “Tudo isso é construído no desenvolvimento da linguagem”, explica.
“As pessoas têm de ser mais atentas, pois nós falamos de uma maneira muito espontânea e natural, mas, com a língua escrita e a língua falada formal, há a necessidade de ter mais cuidado”, alerta. Para a especialista, é somente por meio da leitura que se desenvolve essa habilidade. Ela sugere que os trabalhadores busquem jornais de grande circulação, revistas semanais e obras literárias, meios que usam a língua em sua possibilidade plena. Lucília lembra ainda, que sem o domínio do português, fica mais difícil aprender outro idioma.
a) Apresente, sucintamente, o tópico-frasal do texto lido:
b) Determine o tipo textual ao qual o texto pertence:
c) No trecho: “mas as empresas”. Qual o sentido estabelecido pela conjunção em destaque?
d) Segundo o texto, qual a importância de se aprender o idioma pátrio?
Anônimo:
Me ajudem?
Respostas
respondido por:
2
a. O tópico frasal presente no texto é: "Empresas enfrentam desafio na hora de selecionar profissionais capazes de escrever e falar de forma correta."
b. O tipo textual a qual a obra pertence é o dissertativo, já que pontos de vista são defendidos por meio de argumentos.
c. A ideia transmitida pela palavra "mas" é a de adversidade.
d. A importância de compreender e escrever de forma adequada o idioma pátrio, segundo o autor, é que dessa forma, escreve-se e fala-se bem no âmbito profissional.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás