• Matéria: Ed. Física
  • Autor: andreluizsimao823
  • Perguntado 3 anos atrás

por favor me ajuda nessa, é URGENTE.
A fenilcetonúria (PKU) é uma doença congênita e genética, rara, herdada tanto do pai quanto da mãe e que afeta aproximadamente 1 a cada 10.000 pessoas É ocasionada por falta de capacidade do fígado em transformar a fenilalanina (um aminoácido que faz parte das proteínas) em outro aminoácido chamado tirosina. Em relação a essa alteração no metabolismo dos aminoácidos podemos afirmar que:

I) Quando comemos alimentos que contêm proteínas, as enzimas digestivas quebram essas substâncias em aminoácidos, que são necessários para formarmos novas proteínas para o nosso corpo através de outras enzimas. Uma pessoa com fenilcetonúria tem alteração na função de uma enzima específica para processar o aminoácido fenilalanina. Assim, qualquer alimento que contenha fenilalanina não pode ser metabolizado corretamente e ela se acumula no organismo, causando problemas no cérebro e em outros órgãos.

II) A fenilcetonúria não tem cura, mas é possível tratá-la desde que o diagnóstico seja feito antes da criança completar 3 semanas de vida, evitando-se graves consequências no desenvolvimento cerebral. A triagem dessa doença, no Brasil, é realizada através do “Teste do Pezinho”. Ele deve ser coletado após o 3º dia, para que o recém-nascido já tenha se exposto à fenilalanina do leite materno, até o 7º dia, para que se descubra a doença a tempo de tratá-la.

III) O tratamento consiste na realização de dieta especial, com baixo teor de fenilalanina, presente nos alimentos que contêm proteína, e suplementação de tirosina, um outro aminoácido que tem a sua formação afetada pelo acúmulo de fenilalanina. A restrição alimentar deve ser mantida por toda a vida, com maior rigor nas mulheres com fenilcetonúria que estão grávidas ou pretendem engravidar, para evitar complicações para o feto.

IV) As crianças com fenilcetonúria são normais ao nascimento, mas não conseguem desenvolver o sistema neurológico se não forem tratadas adequadamente. A lesão resultante do acúmulo de fenilalanina acarreta retardo mental grave, convulsões e hiperatividade.
Essa alteração também afeta a fabricação de melanina, o principal pigmento da pele, levando pessoas com fenilcetonúria a terem pele e cabelos pouco pigmentados. Já as crianças com tratamento correto, não exibem nenhuma dessas alterações.



Escolha uma:
a. Somente I,II e III estão corretas;
b. Somente II, III e IV estão corretas;
c. Somente III e IV estão corretas;
d. Somente II, III e IV estão corretas
e. Todas estão corretas

Respostas

respondido por: jheynemartins
0

A alternativa correta é: "soja, leite, peixes e ovos."

Na realidade, todo e qualquer alimento de origem animal ou que tenha grande quantidade de proteína é proibido para esses pacientes, as frutas e a batata são alimentos que devem ser controlados, o mel é o único alimento citado que é livre para esses pacientes.

A fenilcetonúria é uma doença extremamente grave que leva o individuo a ser incapaz de transformar a fenilalanina em tirosina, um aminoácido muito importante para o corpo.

A fenilalanina se acumula no organismo, causando problemas como o retardo mental e problemas no desenvolvimento.

Espero ter ajudado!

bons estudos! ^ ^


YaKun18: amigo eu não entendi sua explicação, na questão não tem a opção: soja, leite, peixes e ovo. Poderia responder de novo por favor
Perguntas similares