• Matéria: História
  • Autor: juancanaan35
  • Perguntado 3 anos atrás

1 – Por quais motivos a aparência de Jesus foi retratada como um homem branco, de cabelos e olhos claros se, cientificamente, essa não devia ser a sua aparência real?
2- Por quais motivos os judeus não acreditam que Jesus possa ser o Messias? Por causa disso, os cristãos teriam direito de atacar os judeus? Justifique a sua resposta.
3 - Por quais motivos o Império Romano adotou o cristianismo como religião oficial? *​

Respostas

respondido por: JeanRick
2

Resposta:

  1. Foram séculos e séculos de eurocentrismo - tanto na arte quanto na religião - para que se sedimentasse a imagem mais conhecida de Jesus Cristo: um homem branco, barbudo, de longos cabelos castanhos claros e olhos azuis. Apesar de ser um retrato já conhecido pela maior parte dos cerca de 2 bilhões de cristãos no mundo, trata-se de uma construção que pouco deve ter tido a ver com a realidade.
  2. O Jesus histórico, apontam especialistas, muito provavelmente era moreno, baixinho e mantinha os cabelos aparados, como os outros judeus de sua época. Religiosidade à parte, poucos duvidam que tenha vivido há 2 mil anos um homem chamado Jesus, em parte do que hoje é Israel.
  3. E que ele foi um judeu dissidente que acabou liderando um grupo de seguidores. Sua atuação acabou incomodando o Império Romano. E, às vésperas da Páscoa judaica, ele acabou condenado, torturado e morto por crucificação — uma prática de pena capital comum na época. Sob a inspiração do lema “um Deus no Céu, um Imperador n na Terra”, Constantino proclamou em 313 o Édito de Milão, lei que garantia liberdade para cultuar qualquer deus, o que seria fundamental para a futura conversão total do império à religião. “Na prática, o Édito de Milão representou a verdadeira guinada.

juancanaan35: Cadê a pergunta 2 e 3
JeanRick: ajeitei o texto vê ai
Perguntas similares