A Psicologia Social contribui com o Serviço Social, elucidando grande parte dos temas necessários ao entendimento das situações que necessitam da intervenção destes profissionais. A propósito, a PNAS (Política Nacional de Assistência Social) define o público alvo dos serviços oferecidos: “Constitui o público usuário da Política de Assistência Social, cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos...” (BRASIL, 2004, p. 33)
Referência:
BRASIL, MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME, SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Política Nacional de Assistência Social – PNAS, Norma Operacional Básica – NOB/SUAS, 2004.
Quem são esses cidadãos e grupos em situação de vulnerabilidade? Que riscos são esses? A PNAS expõe essas informações, dando continuidade à definição do público alvo da assistência social, porém vamos propor uma tarefa:
Analise as especificações listadas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. Os usuários são famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade; identidades estigmatizadas em termos étnico, cultural e sexual.
II. As pessoas estão em desvantagem pessoal resultante de deficiências; exclusão pela pobreza e, ou, no acesso às demais políticas públicas; uso de substâncias psicoativas.
III. A definição dos usuários dos serviços sociais se dá através da renda familiar, número de filhos menores de idade; pessoas que habitam em zonas degradadas das cidades.
IV. O público alvo vive diferentes formas de violência advinda do núcleo familiar, grupos e indivíduos; inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal e informal.
V. As famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade utilizam estratégias e alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar risco pessoal e social.
Assinale a sequência correta:
.V, V, F, V, V.
.F, F, F, V, V.
.V, F, V, F, V.
.F, V, V, F, F.
.V, V, F, F, F.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
V, V, F, V, V.
Explicação:
Os usuários são famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade; identidades estigmatizadas em termos étnico, cultural e sexual.
As pessoas estão em desvantagem pessoal resultante de deficiências; exclusão pela pobreza e, ou, no acesso às demais políticas públicas; uso de substâncias psicoativas.
O público alvo vive diferentes formas de violência advinda do núcleo familiar, grupos e indivíduos; inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal e informal.
As famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade utilizam estratégias e alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar risco pessoal e social.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás