• Matéria: História
  • Autor: giovannysmorais
  • Perguntado 3 anos atrás

A contra reforma de modo geral, constituiu em um conjunto de medidas tomadas pela igreja católica com o surgimento das religiões protestantes:longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo,a contra reforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias :quais são elas?

Respostas

respondido por: dorapontes38
1

Resposta:

As principais medidas da Igreja Católica adotadas durante a contrarreforma foram:

Criação da Ordem dos Jesuítas;

Reafirmação dos dogmas religiosos;  

Concessão de indulgências;

 Elaboração do catecismo;

Criação dos Seminários para a formação dos sacerdotes;

Manutenção do celibato sacerdotal.

Reativação dos Tribunais de Inquisição, onde foi criado o Índex, lista de livros proibidos pela Igreja.

A contrarreforma foi um movimento realizado pela Igreja Católica, reagindo contra o avanço do protestantismo na Europa. Através dela não houveram mudanças quanto à postura da Igreja, mas reafirmação dos dogmas católicos.  

Entre os anos de 1545 e 1563 ocorreu o Concílio de Trento, onde foi criada a Companhia de Jesus, a reorganização do Tribunal do Santo Ofício (Tribunal da Santa Inquisição) que perseguia a todos que questionassem a Igreja Católica.  

  • Foi criado também o Index, lista dos livros proibidos pela Igreja e realizado a reafirmação dos dogmas católicos. Os religiosos, membros da Companhia de Jesus, eram chamados de jesuítas e ficaram como os responsáveis por converter os gentios (povos não católicos).  

No Brasil e em outras partes das América, realizavam o trabalho de conversão dos indígenas, tornando-se desta maneira uma ordem religiosa com grande poder cultural e econômico.  

Veja mais informações em:

brainly.com.br/tarefa/2445967

Espero ter ajudado!!! ;)

Perguntas similares