Somente 1,5% dos municípios brasileiros “têm todas as condições de oferecer um sistema de saneamento básico digno à população”. [...] “A Abes [Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental] avalia os municípios de acordo com cinco indicadores: 1) Abastecimento de água, que afere o porcentual de pessoas atendidas pela rede dentre o total de residentes; 2) Coleta de esgoto, utilizando o mesmo critério; 3) Tratamento de esgoto, que avalia o volume de esgoto tratado em relação ao total bruto; 4) Coleta de resíduos sólidos, que afere a taxa de cobertura da coleta domiciliar; e 5) Destinação adequada de resíduos sólidos, que avalia a quantidade de resíduos destinada a unidades de processamento ante o total produzido pelo município. [...] A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o saneamento básico com um direito humano. [...] Um brasileiro que vive em condições insalubres quase no final da segunda década do século 21 é um atestado vivo da incompetência ou da má-fé dos gestores públicos” (NOTAS E INFORMAÇÕES, O ESTADO DE SÃO PAULO, 2019).
Referência:
NOTAS E INFORMAÇÕES, O ESTADO DE SÃO PAULO. Um ranking vergonhoso. Portal Opinião, Estadão, 23/06/2019. Disponível em:
O trecho destacado de uma matéria do portal Estadão mostra o quão deficiente é a situação do saneamento básico nos municípios brasileiros e, pelos indicadores considerados, você pode notar que tem realmente muitos fatores precisando de melhoramentos neste universo.
Responda:
O que o saneamento básico tem a ver com a Psicologia Social?
Assinale a resposta certa.
.Lugares que não têm saneamento básico são lugares periféricos, onde moram pessoas que não conseguem morar em um lugar melhor. Elas precisam de escuta, de orientações, de conhecer direitos, de se reconhecerem cidadãos, de capacidade de enfrentamento, de empoderamento, para se unirem em busca de soluções para os problemas, contando com serviços assistenciais que conheçam subjetividade, identidade, discriminação, inclusão, poder, etc., ou seja, Psicologia Social.
.A palavra saneamento significa limpar um local, fazer com que fique habitável, que as pessoas tenham boas condições de viver ali e o artigo fala que poucos municípios brasileiros têm essa condição, por isso o problema do saneamento precisa se tornar uma preocupação de todos, até mesmo de quem mora em lugares com bom saneamento, mas principalmente dos gestores públicos. A Psicologia Social pode ajudar a reprogramar o esquema mental dessas pessoas.
.A Psicologia Social tem o objetivo de estudar e contribuir com a inserção do ser humano na sociedade, através da participação em grupos e organizações. Já o saneamento básico tem o objetivo de deixar os lugares limpos, habitáveis e que ofereçam conforto às pessoas que ali moram. A relação entre Psicologia Social e saneamento seria a possibilidade de reunir e organizar as pessoas em grupos para que elas organizem mutirões de limpeza e organização do território.
.O saneamento básico não tem nenhuma relação com a Psicologia Social, pois o primeiro trata da limpeza, higienização, construção de fossas e esgotos, levar água encanada, enfim, tudo o que serve para um lugar ficar habitável e dar conforto para quem mora ali. A única relação parece ser que, metaforicamente, a Psicologia Social “higieniza” a mente das pessoas e assim elas vivem melhor nos grupos e nas organizações das quais fazem parte.
.Podemos ampliar o sentido do saneamento básico para uma limpeza no que diz respeito a criminalidade e a delinquência, incluindo questões ligadas ao tráfico de drogas, às facções, às milícias e toda sorte de “sujeiras” que encontramos nas periferias e nas favelas. Daí o papel da Psicologia Social seria de fazer o saneamento na parte psicológica destes grupos e destas pessoas, depois que fossem presas, para serem reabilitadas a viver em sociedade.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Explicação:
eu não sei essa resposta, entrei pra saber
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás