O que determina que o currículo sofra alterações quanto ao conhecimento que deve ser considerado importante para transmitir é a relatividade histórica. Nesse processo, a seleção favorece alguns conteúdos programáticos em detrimento de outros, considerando, para isso, não somente sua procedência social, mas também a possibilidade de permanecerem no sistema educativo. Dessa forma, nem todos têm o mesmo poder de decisão no processo de elaboração do currículo. O próprio ato de selecionar os conteúdos programáticos que formam os currículos é um processo político que, socialmente, não é indiferente, porque nele se evidenciam cotas desiguais de poder na tomada de decisões.
Com base no texto sobre currículo escolar e construção cultural, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a.
um dos maiores entraves que se pode encontrar na elaboração de um currículo escolar são as dificuldades de se construir um currículo comum em meio a uma diversidade de valores socioculturais.
b.
a seleção de conteúdos programáticos para a elaboração de um currículo comum que seja socialmente construído deve ser parcial, homogêneo e factual, para que não haja efeitos das relações de poder.
c.
a maioria dos conteúdos programáticos que formam os currículos escolares desconstroem as relações de poder e desfavorecem a manutenção das desigualdades que caracterizam a estratificação social.
d.
as relações de poder são extrínsecas aos conhecimentos curriculares, pois seu processo de construção é imutável e naturalizado historicamente.
e.
o processo de construção do conhecimento escolar sofre, inegavelmente, efeitos de relações de poder, isto é, reconhecem saberes populares e estigmatizam saberes socialmente reconhecidos.
Respostas
Resposta:acredito que seja b
Explicação:
a seleção de conteúdos programáticos para a elaboração de um currículo comum que seja socialmente construído deve ser parcial, homogêneo e factual, para que não haja efeitos das relações de poder.
A elaboração de um currículo comum a diversas instituições escolares apresenta grande dificuldade de elaboração, em meio a uma nação que apresenta uma grande diversidade de valores socioculturais (Alternativa A).
O currículo escolar representa os conteúdos que serão implementados dentro das instituições escolares. A padronização destes currículos é estabelecida na BNCC, como uma forma de todos apresentarem o mesmo acesso ao conhecimento.
Todavia, em função das desigualdades sociais que permeiam o Brasil, nem todos tem o mesmo acesso, o que exige a adaptação do currículo conforme as demais realidades.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/20595155