Respostas
Resposta: Cultura e sustentabilidade. Duas palavras que estão na moda. Dois conceitos complexos: cultura sob a perspectiva artística, social ou econômica; sustentabilidade sob o ponto de vista social, ecológico, econômico, ambiental, territorial, político, cultural. Longe da pretensão de apresentar respostas fechadas sobre o que é cultura e sustentabilidade, o presente texto procura fundamentar um ponto de vista e incentivar a reflexão sobre esse assunto.
A UNESCO define cultura como “um conjunto de características distintas espirituais, materiais, intelectuais e afetivas que caracterizam uma sociedade ou um grupo social. Abarca, além das artes e das letras, os modos de vida, os sistemas de valores, as tradições e as crenças.” (UNESCO apud BRANT, 2009, p.13). Por lidar com a subjetividade, há infinitas outras definições de cultura. Porém, o ponto em comum está em defini-la como algo próprio do ser humano.
No dicionário, “sustentabilidade” é definida como a condição daquilo que é sustentável, passível de sustentação. A noção desse termo começa a ser discutida nos anos 70, junto com as discussões sobre meio ambiente. Nos anos 80, os problemas relativos à pobreza e à desigualdade social são incorporados à questão ambiental. Esses princípios originam a definição de “desenvolvimento sustentável” como a busca de atender às necessidades presentes, sem comprometer as necessidades das gerações futuras. O termo foi incorporado pelo relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Nosso Futuro Comum, publicado em 1987, também conhecido como Relatório de Brundtland (SILVA, 2011).
Apesar desse termo, “desenvolvimento sustentável”, ser amplamente difundido em inúmeros países, ainda há dúvidas acerca do seu conteúdo, por vários motivos. Um deles é a falta de clareza em torno do objeto a ser sustentado:
por vezes, a sustentabilidade se refere aos recursos naturais propriamente ditos; por outras, aos bens derivados desses recursos; alguns autores se referem à sustentabilidade dos níveis de produção, outros enfatizam a sustentabilidade dos níveis de consumo. (SILVA, 2011, p.3)
Explicação: Espero ter ajudado.