O Decreto N° 8.752, de 9 de maio de 2016 institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Esta legislação trata dos princípios, dos objetivos, da organização, do Planejamento Estratégico Nacional e dos Planos Estratégicos dos Estados e do Distrito Federal, dos programas e ações integrados e complementares voltados a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica Nacional. Fonte: BRASIL. Decreto N° 8.752, de 9 de maio de 2016. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Diante desse contexto avalie as afirmações sobre a formação de professores presentes no Decreto N° 8.752/2016. 1. Instituir o Programa Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica, o qual deverá articular ações das instituições de ensino superior vinculadas aos sistemas federal, estaduais e distrital de educação, por meio da colaboração entre o Ministério da Educação, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; II. Promover a integração da educação básica com a formação inicial e continuada, consideradas as características culturais, sociais e regionais em cada unidade federativa; III. Promover a formação de profissionais comprometidos com os valores de democracia, com a defesa dos direitos humanos, com a ética, com o respeito ao meio ambiente e com relações étnico-raciais baseadas no respeito mútuo, com vistas à construção de ambiente educativo inclusivo e cooperativo; Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. Com relação aos objetivos sobre a formação de professores presentes no Decreto N° 8.752/2016 é correto o que se afirma em:
davina23:
I, II, III, apenas.
Respostas
respondido por:
3
O decreto em questão fala cria um programa para a formação de profissionais da educação básica, na realidade é apenas uma regulamentação, pois já existiam modelos desse tipo, o decreto apenas trouxe algumas novidades, como a integração da educação básica com a cultura regional e buscou trazer mais democracia e tolerância ao processo educativo (I, II e III estão corretas).
A educação de jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade adequada ganhou bastante atenção nesse decreto.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás