• Matéria: Filosofia
  • Autor: tatysants2
  • Perguntado 3 anos atrás

Explique a passagem entre o mundo mitico e o nascimento da filosofia!!

Respostas

respondido por: Anônimo
2

Resposta: nascimento da Filosofia se deu através da compreensão do mundo a partir de fundamentos baseados na racionalidade, na lógica, e não em mitos.

Explicação:

respondido por: victoremanoelnobre
0

Resposta:

O surgimento da filosofia veio através do questionamento das verdades que se apresentavam como verdadeiras na roupagem mítica. Mas como assim? Os primeiro filósofos, os pré-socráticos, começaram a examinar e problematizar os mitos. Tem início a ruptura entre mito e filosofia, onde no primeiro a verdade é dada, pronta, já no segundo ela é procurada.

Vale dizer que muitos séculos adiante, Augusto Comte, fundador do positivismo apoiaria essa ideia de oposição entre o mito e a razão, uma vez que a humanidade, na medida em que evolui, vai adquirindo uma maturidade, superando todas as formas míticas e religiosas. Em oposição, Francis Mcdonald Cornford via uma vinculação da filosofia emergente, com o mito, apesar das diferenças,, pois de um estado inicial, separam-se pares opostos, quente e frio, seco e úmido que vão gerar os seres naturais (o céu de fogo, o ar frio, a terra seca, o mar úmido. Segundo Cornford, o ordem do mundo deriva de forças opostas que se equilibram reciprocamente.

Muito embora civilizações, anteriores e contemporâneas tivessem também, seus mitos, é na Grécia antiga que o pensamento mitológico tem destaque, principalmente na Jônia e na Magna Grécia onde a aventura do intelecto dos gregos começa.

Situando a Filosofia grega no tempo, temos os seguintes períodos: Pré-Socrático – Clássico – Helenístico. Tendo como base o questionamento sobre a possibilidade do cosmo a emergir do caos, os pré-socráticos buscavam o “arkhé”, o princípio de todas as coisas.

No próximo texto, falaremos sobre a origem do mundo, segundo o pensamento filosófico, as primeiros filósofos e .a Antropologia filosófica.

Perguntas similares