Questão 2Leia a afirmação a seguir:O “tempo da Igreja” era sinônimo de um tempo histórico orientado por e para Deus. E assim, o clérigo medieval voltava-se para o tempo com a mesma postura paradoxal com que lidava com tudo o que pertencia à ordem da criação, a este mundo terreno proveniente de Deus mas manchado pelo pecado e corroído pelo mal: por um lado, ele reverenciava o tempo ao ritualizá-lo como expressão do eterno, consagrava-o como esteira de salvação e santidade por meio de celebrações religiosas; por outro, ao vislumbrá-lo como promotor da dissipação carnal e da nefasta imposição da morte ele o exorcizava pela penitência, pelo jejum, pelo apego ao espiritual. Já o mercador – de acordo com Le Goff – vivenciava o tempo de maneira oposta, considerando-o um artefato profano: um quadro rotineiro e habitual de medidas e referências para orientação em meio à trama de acontecimentos que o envolviam, tais como planejamento de viagens, avaliação de ganhos, estimativa de produção, etc. (Rust, 2008)Sobre a transição da Idade Média para a Modernidade, podemos afirmar: É um contexto histórico demarcado pelo apogeu da burguesia e de seus valores em uma sociedade extremamente ruralizada; É um contexto histórico marcado pela sacralização da sociedade; Trata-se de um momento em que ocorreu um nivelamento social entre a burguesia e a aristocracia rica; Momento de superação dos valores medievais; Contexto histórico em que houve o desenvolvimento do capitalismo e a substituição total da mão se obra servil pela assalariada;
Respostas
respondido por:
0
Nossa, um tempinho para eu elaborar a resposta
respondido por:
3
ao lermos o fragmento que antecipa a pergunta, podemos levar em consideração a penúltima alternativa "momento de superação dos valores medievais" onde passava-se do teocentrismo (Deus no centro de tudo) para o antropocentrismo (ser humano no centro de tudo) e isso causou a desvalorização do tradicional e um ponta-pé para o iluminismo.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás