A comunicação não se constitui apenas da linguagem falada, também é estabelecida por meio da comunicação não verbal.
Sobre os conceitos de comunicação verbal e não verbal e suas diferenças, assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta:
espero ter te ajudado
Explicação:
Comunicação verbal
A comunicação verbal pode ser definida como sendo toda linguagem falada ou escrita, ou seja, toda mensagem transmitida através de palavras. É parte do dia a dia de todos nós e possui uma variedade enorme, pois existem por volta de 7.000 idiomas no mundo!
De uma certa forma, a linguagem é diferente para cada um desses idiomas, com formas diferentes de enxergar o mundo.
Outro ponto de destaque é o advento da escrita, considerada a maior invenção de todos os tempos, e que permitiu que a informação fosse documentada, mantendo assim registros para a posteridade.
Assim, é possível perceber a importância que esse tipo de comunicação tem. E não é somente o que se diz, mas como se diz. Seu tom de voz e o volume com que fala influenciam consideravelmente na comunicação, tornando uma mensagem mais "agradável" ou não.
Enquanto o tom de voz é um elemento da linguagem não verbal, as palavras ditas pertencem à verbal e têm muita importância na comunicação. Não caia nessa de achar que elas não importam. Afinal de contas, não tem linguagem corporal e tom de voz que consertem uma palavra errada na hora errada.
Comunicação não verbal
A comunicação não verbal é compreendida por tudo aquilo que não faz uso de palavras. Já falamos sobre o tom de voz, mas esse é apenas um dos elementos desse tipo de linguagem. Outro exemplo é a linguagem corporal, que abrange tanto os movimentos do corpo quanto as expressões faciais.
Esse tipo de comunicação exerce muita influência no discurso, sendo um dos principais pontos de observação para quem quer falar bem em público. Cuidados com as mãos, a postura e a tonalidade da voz fazem a diferença, transmitindo mais confiança e segurança.
A linguagem não verbal possui características interessantes e universais, como alguns gestos (existem várias exceções) que são entendidos em qualquer lugar do mundo ou mesmo uma expressão facial de tristeza, que é basicamente a mesma para todos.
Outro excelente exemplo da aplicação da linguagem não verbal é na sinalização de trânsito. Já parou para pensar que a maioria das placas de trânsito não possuem palavras escritas nelas? Mesmo assim, entendemos perfeitamente a mensagem transmitida por elas, pois aprendemos tanto na autoescola quando por repetição e pelo convívio na sociedade.
É interessante perceber que nos acostumamos com essas convenções e achamos muito estranho quando ocorre qualquer mudança. Pense bem, você consegue se imaginar parando quando o semáforo indica luz verde? Seria bem estranho, não é mesmo?
Um ponto a se destacar é que essa escolha se deu baseado na nossa percepção visual, que associa o vermelho ao perigo e o verde à tranquilidade. O amarelo, que é o intermediário entre eles, se torna assim o sinal de atenção.
Mas qual a importância disso? Bem, é baseado na maneira como nossa interpretação de mensagens não verbais é feita que desenvolvemos os estudos em linguagem corporal, pois nossa mente associa determinados gestos a sentimentos, tornando a comunicação mais ou menos efetiva.
Resposta:
B.
A comunicação não verbal é carregada de significados, sendo mais emocional e se expressando sem que se esteja consciente da mensagem emitida.
Explicação:
A comunicação verbal se dá por meio dos elementos: emissor, receptor, mensagem, código, entre outros. A comunicação não verbal é carregada de significados. Mais emocional e sensitiva, é o elemento de surpresa que interfere na comunicação verbal, embora a verbal seja mais consciente e programada. Na maioria das vezes, a comunicação não verbal se expressa sem que se esteja consciente do que está sendo emitido. Inúmeros sinais não verbais reforçam, substituem ou contrariam a fala: os gestos, a expressão facial, a postura (movimentos e inclinações do corpo), a ocupação do espaço, o toque, principalmente quando substitui o olhar. A cinésica é o estudo para compreender a linguagem do corpo. Não há gestos ou movimentos corporais que possam ser considerados como símbolos universais; toda cultura tem seu repertório gestual.