Respostas
Explicação:
Quando se fala em transportes coletivos, logo é possível pensar em mobilidade, melhoria nas condições de vida nas cidades e até mesmo combate à poluição. Afinal, uma política que privilegia os transportes públicos garante qualidade aos cidadãos. O transporte público é o único meio reconhecido para retirar o excesso de veículos nas ruas, a principal causa dos congestionamentos e poluição que provocam grandes prejuízos financeiros e humanos.
Mas pouco se fala sobre outro papel importante do setor de transportes públicos: a geração de empregos formais e renda. Com o fato de as indústrias poderem produzir mais com menos mão de obra, há um efeito considerável no aumento da mão de obra informal.
Assim, setores que geram postos de trabalho legalizados e contribuem para o aumento de renda se tornam imprescindíveis na estrutura econômica, seja regional ou nacional.
O professor Antônio Carlos Moraes, pós doutorado em economia na USP – Universidade de São Paulo e professor da PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, elaborou uma importante pesquisa com dados atualizado sobre o tema, que consegue mensura o papel dos transportes coletivos no emprego e na renda dos cidadão brasileiros.
Por intermédio do Presidente da ANTP – Associação Nacional dos Transportes Público, Ailton Brasiliense, Antônio Carlos permitiu a divulgação desse importante estudo aqui no BLOG PONTO DE ÔNIBUS.
Cada ônibus gera 5,61 postos de trabalho. Nas principais cidades brasileiras, que representam 1/3 da população, a indústria dos transportes gerou R$ 28 bilhões em renda no ano / base de 2011.