• Matéria: História
  • Autor: NumberCobra4579
  • Perguntado 3 anos atrás

1. Nos primeiros contatos com a nova terra, os portugueses não acharam ouro nem prata, mas encontraram uma árvore típica da Mata Atlântica: o pau-brasil. Qual o valor comercial desta árvore?
1 ponto
a) O pau-brasil não possuía valor econômico, sua madeira não foi explorada devido a sua cor de brasa não ser adequada para produzir móveis.
b) Os tupiniquins utilizavam o pau-brasil para fazer enormes embarcações e roupas, não permitindo a sua exploração comercial.
c) O pau-brasil tinha valor comercial, seu tronco cor de brasa era usado na Europa para tingir tecidos e construir móveis e casas.
d) Após encontrar o pau-brasil, o rei de Portugal proibiu a sua exploração visando preservar a natureza e o seu valor comercial.
2. No século XVI, os franceses também frequentavam o litoral brasileiro e levavam daqui grandes carregamentos de pau-brasil. Diante da ameaça francesa, a monarquia portuguesa concluiu que era impossível vigiar um litoral tão extenso. Assinale a alternativa que apresenta as decisões da monarquia portuguesa para proteger o seu direito sobre essas terras:
1 ponto
a) A monarquia portuguesa estabeleceu um acordo com os franceses para a exploração do pau-brasil, concedendo o direito aos piratas de levarem à Europa seus carregamentos.
b) Por medo de perder a terra para os franceses e pelo interesse em fazê-la produzir riquezas, o rei D. João III (1521-1557) decidiu colonizar o território conquistado.
c) Pedro Álvares Cabral voltou à Europa com um navio de pau-brasil e o monarca português desistiu de sua exploração.
d) Os tupiniquins passaram a explorar o comércio do pau-brasil diretamente com a Europa, provocando grandes prejuízos para os portugueses e franceses.


brunnarafaelacrt: letra b fiz no classroom

Respostas

respondido por: lobinhasempai3
6

Letra C

Fonte: minha inteligência

confia

 β


coliveirabah: errado mais obg
Perguntas similares